Venha ‘sentir os produtos da terra e viver o mercado municipal’

por Rua Direita | 2014.09.01 - 18:30

 

 

MERCADO DE MANGUALDE DESTACA… Uvas e Vindimas

 

No âmbito da campanha ‘Sentir os Produtos da Terra. Viver o Mercado Municipal’, a Câmara Municipal de Mangualde dá destaque às uvas e vindimas no mês de setembro. Todos os meses é eleito um produto e dada a conhecer a diversidade de cores e sabores que pode encontrar no mercado municipal.

Há muito tempo que os “alimentos são considerados medicinais” pelas suas propriedades eficazes e saudáveis. A Câmara Municipal de Mangualde mostra-lhe de que forma as uvas podem ser benéficas para a sua saúde.

Uvas e Vindimas

A uva é fonte de carboidratos importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Possui uma ação antioxidante e anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

As vindimas consistem na colheita dos cachos de uvas, destinados à produção de vinho, quando estas atingem o grau indicado de amadurecimento. Os cachos são então enviados para os lagares, onde começa a produção de diversos tipos de vinhos. O fruto que dá origem ao vinho é colhido durante o mês de setembro, numa tarefa em jeito de celebração, onde não faltam boa disposição e alegria.

Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado

Após as obras de beneficiação e requalificação, levadas a cabo pela Câmara Municipal de Mangualde, o Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado, em Mangualde, reabriu no passado dia 5 de março ao público. A obra trouxe mais modernidade e conforto a um espaço que faz parte da história do concelho de Mangualde. A imagem de todo o espaço foi assim modernizada. Peixaria, charcutaria, talho, legumes, produtos regionais, pão, flores e fruta são alguns dos produtos que podem encontrar à venda neste espaço. Localizado no núcleo histórico da cidade de Mangualde, o mercado está inserido numa zona marcada pelo comércio tradicional e garante todas as condições de acesso e utilização a utentes com mobilidade condicionada.

 

Horário:

Segunda a sexta-feira: 7h30 às 19h00

Sábado: 7h30 às 13h00

 

 

Isabel Martins

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub