Universidade de Coimbra – Exposições para visitar

por Rua Direita | 2017.06.30 - 09:50

Encontram-se patentes, em diferentes espaços, três exposições concebidas e organizadas pelos serviços da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC).

A primeira a ser concebida e montada centra-se na grande figura de universitário (também Diretor da Biblioteca Graal) que foi Luís de Albuquerque (1917-1992) e pode ser visitada na Sala do Catálogo, no horário de funcionamento da Biblioteca Geral, das às 9h às 17h30m.

Uma outra exposição encontra-se patente na Sala de São Pedro e foca-se em Almeida Garrett e no seu interesse pelo Romanceiro. Para além de obras impressas, esta exposição mostra, pela primeira vez, alguns dos autógrafos recentemente entrados na Biblioteca, por depósito do Estado. Os interessados na visita devem dirigir-se aos funcionários do Catálogo, solicitando a abertura da sala.

A terceira exposição aberta ao público encontra-se no Piso Intermédio da Biblioteca Joanina, servindo também o circuito turístico da UC. Tem por tema a figura e a obra de Francisco Suárez (1548-1617), Professor de Coimbra e referência fundamental na problemática dos “direitos humanos” que, na sua época, começavam a discutir-se e a valorizar-se nos meios universitários da Europa.

Entretanto, no próximo dia 16 de julho, pelas 18h00, será inaugurada na Sala de São Pedro uma outra mostra, em torno de Ovídio e das suas “Metamorfoses”. A Exposição é comissariada por Margarida Miranda, Professora da Faculdade de Letras da UC, e surge no âmbito de uma colaboração que este ano se verifica, pela primeira vez, entre a Biblioteca Geral e o Festival das Artes.

 

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub