UNISA 18

por Rua Direita | 2016.01.21 - 09:47

EXERCÍCIO/TREINO DA UNIDADE DE INTERVENÇÃO DE SALVAMENTO AQUÁTICO  DO DISTRITO DE VISEU (UNISA 18)

A UNIDADE DE INTERVENÇÃO DE SALVAMENTO AQUÁTICO  DO DISTRITO DE VISEU, denominada UNISA 18, vai levar a efeito dia 23 de Janeiro 2015, (Sábado) um exercício treino operacional de mergulho, em altitude, baixas temperaturas e condições adversas.

O local escolhido para este exercício treino será a Lagoa Comprida, em plena Serra da Estrela, e tem como principal objetivo testar equipamentos e procedimentos dos operacionais envolvidos no mergulho em alta altitude e sob temperaturas negativas.

Este exercício vai envolver cerca de 5 viaturas e 20 operacionais, contando com a colaboração da Direção do Parque Natural da Serra da Estrela, EDP, Sub Agrupamento de Montanha da GNR, Bombeiros Voluntários de São Romão e Bombeiros Voluntários de Seia.

A UNISA 18 integra todos os Bombeiros do distrito de Viseu devidamente credenciados e treinados para exercer funções no âmbito da prática do mergulho, nadador salvador e condução de embarcações de socorro, tendo por missão o socorro a náufragos e as buscas subaquáticas, nomeadamente o salvamento de pessoas ou animais em perigo eminente de vida em ambiente aquático e buscas no plano de água e subaquáticas para localização de pessoas, animais, equipamentos e materiais, assim como, a sua recuperação para a superfície.

Esta Unidade pode intervir em estruturas subaquáticas que estejam a colocar em risco pessoas e bens e também poderá garantir a segurança de atividades desportivas e de lazer que se realizem em ambiente aquático.

Com prioridade de atuação para o distrito de Viseu, pode, por solicitação da ANPC, ser chamada a atuar em qualquer ponto do território Nacional ou mesmo em missões internacionais.

A UNISA 18 tem igualmente vindo a ser solicitada para colaborar com algumas entidades policiais, nomeadamente PSP e Policia Judiciária, na investigação criminal que envolve a recuperação de meios de prova que se encontram no interior de rios, lagoas e barragens.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub