Uma experiência gastronómica no Convento da Nª Sª do Carmo

por Rua Direita | 2016.01.10 - 19:54

 

O Abade Vasco Moreira, no seu estudo “Terras da Beira – Cernancelhe e seu Alfoz” (1929), assim escreve: “Na encosta do sul de anegrado e pedregoso monte, cujo pendor vai morrer no Távora, confundido na casaria regional e típica da povoação de Freixinho (…) ergue-se o Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo, que foi de Religiosas sem clausura nem votos…”

frei8low

Hoje é uma moderna unidade de hotelaria rural com uma restauração de fino gabarito. Um bom chef, um excelente maître (Luís Henriques, transitado do restaurante da Assembleia da República) e uma eficaz gestão de Rui Gomes, fazem deste local uma privilegiada alternativa para passar um encantador fim-de-semana ou então, apenas, para um magnífico repasto dominical.

frei6

Desta feita, rôto estava o céu e bramidor o vento. O Távora encorpado alçou-se de seu estreito leito, a barragem do Vilar parecia a foz do Tejo…

frei7low

Na antiga Capela, hoje sala de refeições, as entradas ultrapassavam as três dezenas. Todas elas de fresquíssima e sápida confecção. Meia de dúzia de pratos quentes que iam do salmão, ao bacalhau, ao javali, ao cabrito, etc. Mais de 20 sobremesas. Digna garrafeira com predominância de Douros e Dãos a preços amáveis.

frei2low

frei3low

frei4low

frei5low

Uma refeição completa por 14,00€? Pois é verdade. Junte-se-lhe um serviço competente, delicado e solícito. Um claustro para o café dos dias soalheiros e acolhedoras salas com lareiras para os dias de invernia rija e temos um idílico local. Sem esquecer as belas páginas que Aquilino Ribeiro lhe concede, nesta terra de seu amigo António Gomes Mota, com quem se evadiu do presídio do Fontelo, em 15 de Agosto de 1927. Ah… e as cavacas são outra típica delícia!

frei9low

Tefs. 254/594 080; email: info@hoteldocarmo.com

A cinquenta e poucos quilómetros de Viseu, uma excelente alternativa para saborear a boa oferta beiroa.

 

(Este artigo não foi encomendado e é uma mera sugestão gastronómica do RD para os nossos leitores).

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub