Trio de Troy Miller (ex-baterista de Amy Winehouse) atua pela primeira vez em Portugal

por Rua Direita | 2014.07.16 - 11:02


Pela primeira vez em Portugal, o músico, compositor e produtor Troy Miller actua em Viseu com o seu coletivo no âmbito do 2º Festival de Jazz de Viseu, que decorre de 23 a 27 de Julho. O concerto ocupará o Grande Palco que será colocado no Parque Aquilino Ribeiro no coração da cidade de Viseu, no dia 24 de Julho às 22h00.

Músico conceituado a nível internacional, o baterista inglês Troy Miller integrou a banda de Amy Winehouse, onde trabalhou com o produtor Mark Ronson, o que lhe permitiu estar presente em diversas performances nos Grammys e Brit Awards, assim como em grandes festivais por toda a Europa. São diversos os colectivos e artistas que contam com a sua participação, como o rapper e saxofonista Soweto Kinch, Laura Mvula ou Rumer. À versatilidade e genialidade de Troy Miller, junta-se o groove e a sensibilidade melódica do guitarrista Femi Temowo. O trio é ainda composto pelo impressionante baixista Rick Leon James, considerado um dos mais importantes músicos da cena Jazz/Fusão em Londres.

O Grande Palco acolherá também Mariana Norton, no dia 25, às 22h00. A cantora e actriz apresenta no Parque Aquilino Ribeiro o seu primeiro disco 10 Sides to My Story, repleto de originais seus. A par com o seu caminho consolidado de actriz na área da televisão e teatro, Mariana Norton tem desenvolvido um percurso notável na área musical, com colaborações fortes, e que ganha uma nova pujança com este seu primeiro disco. Algumas dessas colaborações incluem os Toranja ou a Tora Tora Big Band.

O colectivo SSS-Q+CONVIDADOS encerrará os concertos do Grande Palco no dia 26 às 22h00. Constituído por Susana Santos Silva e Jorge Queijo, músicos importantes do cenário jazz nacional atual, o duo apresenta experiências ecléticas e formas singulares de sentir o mundo, entre o Free-Jazz e o experimentalismo não conceptual, no qual a trompete e a bateria se juntam numa intimidade orgânica. Miguel Carvalhais, designer e músico que compõe desde peças experimentais a música para teatro, assim como Maria Mónica, freelancer nos mais diversos projectos artísticos a nível visual que desenvolve constantemente novas técnicas de vídeo em tempo real, juntam-se a este colectivo  conferindo-lhe uma nova dimensão e exotismo.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub