TORRES VEDRAS PROPÕE FUNDO PARA APOIAR RECONSTRUÇÃO DA CATEDRAL DE NOTRE-DAME

por Rua Direita | 2019.04.17 - 13:11

A Câmara Municipal de Torres Vedras quer criar um fundo para apoiar a reconstrução da Catedral de Notre-Dame de Paris, em França. A iniciativa de apoio ao monumento, que na segunda-feira foi assolado por um incêndio, foi decidida em reunião de Câmara desta terça-feira.

“Fundo Municipal 5.10.15 Portugal por Notre-Dame” é o nome da iniciativa, na qual os municípios poderão contribuir com cinco mil euros, no caso de municípios que têm entre cinco e 20 mil habitantes, dez mil euros, no caso de municípios que têm entre 20 e 100 mil habitantes, ou 15 mil euros, no caso de municípios com mais de 100 mil habitantes.

O fundo deverá ser gerido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses e pelo Ministério da Cultura, cabendo à associação definir os valores adequados a disponibilizar.

Os municípios poderão contribuir até ao dia 31 de dezembro, com o valor angariado a ser entregue ao Governo Francês, na Câmara Municipal de Paris, no dia 2 de janeiro de 2020.

A proposta de criação do “Fundo Municipal 5.10.15 Portugal por Notre-Dame” foi remetida à Ministra da Cultura, assim como ao primeiro-Ministro, ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Além da mobilização dos municípios portugueses, a Câmara Municipal de Torres Vedras pretende que a iniciativa seja difundida junto de todos os estados-membro da União Europeia.

No âmbito da iniciativa de apoio à reconstrução do monumento francês, a Câmara Municipal de Torres Vedras recorda a sua “história relação com França”, destacando a época das invasões francesas, mas também as relações de geminação com a cidade de Villenave d’Ornon.

Joana Silva

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub