Toques do Caramulo lança o novo disco “Mexe!”

por Rua Direita | 2017.01.04 - 14:01

16 de janeiro é a data de lançamento oficial do novo disco de Toques do Caramulo. Chama-se “Mexe!”, foi gravado durante o último ano e conta com participações especiais de Hermeto Pascoal e Eliseo Parra, tendo sido produzido por este último e por Manuel Maio. Com o novo disco na bagagem, o grupo prosseguirá em 2017 a sua digressão nacional e internacional. O concerto de apresentação em Águeda será a 10 de março.

Depois de “Toques do Caramulo é ao Vivo!” (2007) e “Retoques” (2011), o projeto criativo mais identitário da d’Orfeu lança novo disco. “Mexe!” tem selo d’Eurídice, braço editorial da d’Orfeu AC, e é oficialmente lançado a 16 janeiro.

No paradoxo de um título nascido quando, em estúdio, se gritou o triunfal “não mexe!”, o terceiro disco de Toques do Caramulo é um rodopio alegre e também profundo.

Este álbum de sons resgata os primeiros viras retocados, reminiscência da dança. E deslinda recolhas de palavras bem ditas, ecos de festa na boca da serra. Traz ainda modas pintadas de fresco que, velhas, mexem todas só de vestir novo. Toques do Caramulo, no disco ou em palco, é tradição vivida, retocada e mexida.

O novo disco, marco importante do percurso dos Toques do Caramulo, conta com Luís Fernandes (voz, acordeão, flauta, viola braguesa), Pedro Martins (bandolim, violino), Miguel Cardoso (contrabaixo), Alex Duarte (guitarra, flauta), Gonçalo Garcia (bateria e percussões), que aprofundaram neste “Mexe!” um trabalho coletivo de vozes, cada vez mais presentes na sonoridade do grupo.

Todos os temas são tradicionais, com arranjos de Luís Fernandes e, num dos temas, também de Manuel Maio. O cantautor espanhol Eliseo Parra e o multi-instrumentista português Manuel Maio, além de assinarem a produção do disco, participam também como músicos convidados em alguns temas, além de Sónia Sobral (acordeão), Ana Conceição (violoncelo) e Rui Ferreira (cavaquinho), sendo este último responsável pelas misturas e masterização.

O disco contém algumas verdadeiras pérolas, tal como uma recolha local, com a voz de David Fernandes, musicada pelo brasileiro Hermeto Pascoal com o Som da Aura, técnica sonora celebrizada pelo músico brasileiro. Outra fusão é a de uma recolha dos anos setenta, numa aldeia serrana do concelho de Águeda, feita por Américo Fernandes ao repentista José Carlos, que é cantada por cima de um dos temas mais antigos do repertório de Toques do Caramulo.

O disco resgata ainda, de forma simbólica e criativa, as primeiras gravações de Rui Oliveira para este mesmo disco em 2013, então não editado, com a formação à data, matizando a própria história de Toques do Caramulo.

“Mexe!” foi gravado entre fevereiro e maio de 2016, no estúdio de Eliseo Parra em Candeleda (Espanha) e nos estúdios do DeCA – Universidade de Aveiro (Portugal). Esta edição conta com os apoios da AC/E Acción Cultural Española, da Fundação GDA, do DeCA / Universidade de Aveiro, da Câmara Municipal de Águeda e da Direção-Geral das Artes.

 

Mais sobre Toques do Caramulo:
http://www.dorfeu.pt/toquesdocaramulo
http://www.facebook.com/toquesdocaramulo

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub