TONDELA REFORÇA INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

por Rua Direita | 2016.09.27 - 13:20

 

 

O Presidente do Município de Tondela, José António de Jesus, marcou o arranque do ano letivo 2016/2017 com um roteiro pelas escolas do 1º ciclo do ensino básico do Concelho de Tondela. Depois de, no passado dia 13 de Setembro e ainda no âmbito da programação da FICTON, ter entregue os prémios aos melhores alunos do ano letivo anterior, foi agora a vez de visitar as escolas entregando, a cada um dos 736 alunos do 1º ciclo um kit escolar, composto por uma mochila apetrechada com material escolar.

Para este ano letivo, o Município de Tondela reforçou a sua aposta no setor da educação, nomeadamente com medidas como a renovação do parque informático de todos os jardins de infância e salas do 1º Ciclo do concelho. Na definição da programação das AEC, a aposta na manutenção da Atividade Física e Desportiva, do Ensino do Inglês (para os 1º e 2º anos) e do Ensino da Música, áreas de fulcral importância no desenvolvimento das nossas crianças. Reconhecendo que é preciso procurar novas e desafiantes respostas o Município, em sintonia com os Agrupamentos, decidiram renovar a oferta, introduzindo o Ensino das TIC e a Expressão Dramática.

A complementar estas medidas e porque é convicção do Município que todas as crianças devem ter os mesmos direitos e oportunidades, no âmbito da ação social escolar, irá ser duplicado o valor relativo ao apoio para aquisição de livros escolares e material didático, a todos os alunos beneficiários dos escalões 1 e 2 da Segurança Social. Pela primeira vez, a partir do presente ano, serão implementadas bolsas de estudo para os alunos do Ensino Superior, que evidenciem necessidade deste apoio.

A visita às escolas começou na sexta-feira, dia 23 de setembro, pelo Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo e foi acompanhado pela Diretora do respetivo agrupamento, Helena Gonçalves, pela Chefe de Divisão da Educação e Ação Social e pelos senhores presidentes de junta da área de cada escola. Depois de passar pelas escolas de Outeiro de Baixo, Adiça, Tonda, Centro Escolar de Tondela, São Miguel de Outeiro, Canas de Santa Maria e Lobão da Beira, o grupo dirigiu-se à Escola Básica da Lajeosa do Dão onde almoçou, juntamente com todos os alunos daquele estabelecimento.

No sábado, dia 24 de Setembro, o executivo deslocou-se ao Jardim de Infância de Santiago de Besteiros onde, na presença do Sr. Presidente de Junta de Freguesia, da educadora e dos respetivos pais e encarregados de educação, marcou simbolicamente a abertura do ano letivo nos jardins de infância, destacando as obras de requalificação, interiores e exteriores, que o Município tem vindo a fazer, não só neste estabelecimento como noutros do concelho.

Na segunda-feira, dia 26 de Setembro, o roteiro continuou a sua visita às escolas, desta feita, do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomás Ribeiro. A acompanhar a visita esteve o Diretor do Agrupamento, Júlio Valente. De escola em escola, o grupo entregou todos os restantes kits escolares fazendo uma interrupção para um almoço na Escola Básica do Caramulo.

img_0487

A par de todas estas ações, onde o Município desempenha uma ação determinante, mantem-se o empenho em soluções para problemas que, mesmo estando na esfera do poder central, só poderão ser concretizadas com a intervenção do Município. É o caso da reabilitação da Escola Secundária de Tondela, que conta já com 30 anos de funcionamento, no qual será feito um investimento no valor global de 2 milhões de euros.

Na opinião do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, “numa base de colaboração com toda a comunidade educativa, acreditamos que investir na educação é investir no futuro das nossas crianças”.

 

ATGomes

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub