Tondela prestou homenagem aos Combatentes da 1ª Grande Guerra

por Rua Direita | 2014.10.22 - 17:10

 

 

No ano em que se evoca o centenário, Tondela prestou homenagem aos combatentes mortos na Grande Guerra que assolou a Europa no início do seculo XX (1914-1918).

A cidade de Tondela possui um dos mais significativos monumentos de homenagem a esses mortos, e foi junto a este local que decorreu no passado dia 18 de outubro o primeiro momento de evocação a esta data.

IMG_7564

Estiveram presentes diversas entidades, salientando-se o Presidente da Direção do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes, Tenente-Coronel José Tomás, o Presidente do Município, José António Jesus, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Cunha, o Presidente da Direção da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar, uma força de militares do Regimento de Infantaria de Viseu e o comando da GNR de Tondela.

Usaram da palavra o representante da Liga e o presidente da autarquia, que nas suas intervenções recordaram o importante significado que este acontecimento teve na história contemporânea europeia e portuguesa, com reflexos que ultrapassaram o campo militar, destacando a bravura daqueles que na altura se bateram em terras de Flandres e aí perderam a vida. O momento de intervenções foi concluído com a leitura de uma mensagem do Presidente da república, Aníbal Cavaco Silva, tendo, de seguida, ocorrido a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento.

IMG_7588

Seguidamente, ocorreu a romagem ao Cemitério Municipal, onde estão depositados os restos mortais de soldados combatentes na 1ª Grande Guerra e na Guerra do Ultramar. Nesse espaço, foi novamente prestada homenagem aos combatentes com a deposição de uma nova coroa de flores.

O Talhão da Liga dos Combatentes foi alvo de obras de requalificação e beneficiação por parte do Município de Tondela, que trouxeram maior dignidade àquele espaço, facto elogiado pelo Presidente do Núcleo de Viseu da Liga dos Combatentes.

 

ATGomes

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub