TONDELA: Lançamento do livro “Pedra&Mistério: comunhão ao serviço da fé”

por Rua Direita | 2014.09.08 - 14:12

 

 

 

O concelho de Tondela possui uma riqueza patrimonial de grande significado, de matriz religiosa e profana, que urge conhecer e valorizar. É chegado o momento em que o Município de Tondela promove a publicação da obra Pedra & Mistério: comunhão ao serviço da fé que constitui um importante passo nesse sentido.

Na área em que se circunscreve o concelho de Tondela regista-se a presença de um número considerável de imagens de vulto esculpidas em pedra de Ançã. Esses exemplares, que marcam os séculos XV e XVI, anunciam o enriquecimento dos programas iconográficos da Igreja Católica. Do labor de oficinas, onde operosos artistas expurgavam a cinzel as excrescências do calcário, compôs-se a imaginária quatrocentista e quinhentista apresentada na exposição patente no Museu Terras de Besteiros, no ano de 2009, sendo o grupo escultórico integrante uma pequena amostra da totalidade das imagens de vulto em pedra de Ançã que as paróquias albergam em seus templos.

Na sequência desse primeiro trabalho expositivo e volvido o tempo reclamado pelo seu amadurecimento, cumpre-se agora plenamente o projeto com a publicação da referida obra. Com ele, retoma-se, firma-se e amplia-se a linha orientadora da exposição, vertida no reconhecimento da função de nos religar ao divino por parte de cada peça, mas também nos oferece em diacronia técnicas, materialidades e, sobretudo, idiossincrasias que o tempo tem a veleidade de sobrepor em camadas.

No contexto explanado, o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus e as coordenadoras, Cristina Vouga, Inês Borges, Susete Rodrigues e Vera Magalhães, convidam toda a comunidade para o lançamento do Livro/Catálogo Pedra & Mistério: Comunhão ao Serviço da Fé, a ocorrer no Auditório Grande da ACERT, em Tondela, no dia 13 de Setembro de 2014, sábado, pelas 15:00 horas (integrado na FICTON). A apresentação da obra estará a cargo da Dr.ª Fátima Eusébio (Coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu).

 

ATGomes

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub