Tondela e o Movimento Associativo – Parcerias reforçadas com a assinatura dos Protolocos de Colaboração

por Rua Direita | 2015.05.20 - 15:47

 

 

A sessão de assinatura dos protocolos com o movimento associativo concelhio decorreu no dia 16 de maio no Auditório Municipal, assinalando, desta forma, a determinação da autarquia em valorizar e promover o trabalho preponderante e de proximidade desenvolvido pelas diferentes instituições, nomeadamente nas comunidades onde estão sediadas.

A anteceder o momento de assinatura formal dos protocolos de colaboração com 122 isntituições, ocorreu o período de intervenções que teve início com o testemunho de Salete Ferreira, dirigente do Rancho Folclórico “Velhos Costumes” de Molelos.

Através das suas palavras, esta dirigente manifestou o seu agradecimento pela forma como o Município colabora com a sua associação, não em termos financeiros, mas também no apoio logístico e de recursos que presta. No entanto, evidenciou também algumas das preocupações que assolam o trabalho de quem lidera as diferentes instituições do concelho. Assim, salientou a dificuldade em cativar gente mais jovem para os órgãos sociais da associação e para as diferentes atividades que desenvolvem. Acrescentou que continua a ser um trabalho que continua a envolver “sempre os mesmos”, apelando a um maior envolvimento por parte de toda a comunidade, em particular das camadas mais jovens.

Seguidamente, usou da palavra Celso Videira, da Casa do Povo da Lajeosa do Dão, dando o testemunho de uma associação na vertente desportiva. A mensagem deste dirigente foi muito ao encontro do que testemunho anterior, salientando também a forma voluntariosa e generosa como os dirigentes associativos trabalham e a importância que têm nas suas comunidades locais.

O período de intervenções foi encerrado pelo presidente do Município, José António Jesus, que começou por agradecer as palavras dos seus antecessores, reconhecendo as mesmas encerravam as mesmas linhas de pensamento e de preocupações do Município, sendo que a autarquia tudo continuará a fazer para dinamizar e valorizar o movimento associativo, pois “o Município de Tondela reconhece nas instituições culturais, recreativas, desportivas, sociais e humanitárias do nosso concelho o seu papel no reforço do sentimento de proximidade e da coesão social e territorial. As associações constituem-se, de facto, como parceiros essenciais do Município na afirmação da nossa região e no fortalecimento da liderança e atratividade de todo um território”.

 

Acrescentou ainda que ”para que esta visão possa sair reforçada, é necessário que este mesmo movimento associativo seja forte, independente, empenhado e que fomente a cidadania e a intervenção responsável. Assim, torna-se imperioso a construção de uma estratégia e visão colaborativas, conscientes de que teremos sempre de respeitar e promover a independência e a livre iniciativa das instituições e de acolher a crítica construtiva, mas também de fomentar a definição de um rumo agregador, que promova a união e a partilha de estratégias e objetivos”.

Neste contexto salientou a criação recente do Gabinete de Associativismo e Juventude, que tem como principais objetivos o reforço da ligação do Município de Tondela com o Movimento Associativo, em função de objetivos previamente definidos e de interesse comum; a promoção de ações que permitam um melhor conhecimento do movimento associativo, por forma a identificar as principais dificuldades e programas a desenvolver; o fomento da cooperação entre o Poder Central, o Poder Local, o Movimento Associativo e os Agentes Económicos; o apoio na Constituição de uma Associação; a realização de Ações de Formação; a promoção e divulgação do Cartão Jovem Municipal; a divulgação do projeto Porta 65 8apoio ao arrendamento jovem); a divulgação de Atividades promovidas pelo Movimento Associativo; a formalização de instrumentos de cedência de espaços municipais; a gestão e atualização do Registo Municipal; o aconselhamento e apoio técnico, nomeadamente ao nível contabilístico e fiscal; e o apoio na elaboração de candidaturas, principalmente no campo das oportunidades dos quadros comunitários que o Portugal 2020 apresenta.

Neste contexto, e num quadro de grande rigor de gestão financeira e orçamental, foram assumidos novos compromissos com as diferentes instituições e associações contribuirão para a realização das mais variadas iniciativas e projetos, incluindo grandes eventos de dimensão nacional, e que constituem fatores de promoção do concelho.

Estes apoios e compromissos atingem um montante global em 2015 de cerca de 747 mil euros, sendo que já neste mês de maio serão transferidos todos os montantes de apoio que atinjam os 750 euros. Os restantes valores serão transferidos ao longo do ano de acordo com o plano de pagamento definido.

Relativamente aos apoios do ano de 2014, todos os apoios acordados estão executados, e no domínio desportivo, e no que diz respeito à época 2014/2015, também está a ser cumprido integralmente o cronograma de pagamentos.

Um valor desta dimensão expressa bem o alcance desta medida e da importância que assume para o Município o trabalho do movimento associativo, salientando o desenvolvimento sustentado, integrado, coeso e participativo que pretendemos para o concelho de Tondela, nomeadamente nas ações que estas associações promovem e que se sustentam em valores geradores de incremento na riqueza social, a par do personalismo e humanismo, marcas do nosso território.

 

 

ATGomes

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub