Tondela com orçamento superior a 30 milhões para 2017

por Rua Direita | 2016.11.01 - 08:56

 

Orçamento superior a 30 milhões de euros com forte aposta na atratividade empresarial, no domínio da educação e na promoção da qualidade de vida

 

O executivo camarário do Município de Tondela aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2017, num valor que ultrapassa os 30 milhões de euros, com um acréscimo de 5 milhões de euros, 20% face ao de 2016, documento, mais uma vez, elaborado e sustentado num trabalho de esforço de rigor, exigência e equilíbrio orçamental.

A apresentação e construção do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para 2017 ocorrem ainda num período de poucas concretizações relativamente às candidaturas apresentadas no quadro dos fundos comunitários e para as quais ainda não existe resposta formal, em particular no domínio das áreas de acolhimento empresarial e ambiente.

O Presidente do Município salientou a grande aposta no domínio da educação, cujo montante global ascende a 8% do orçamento global. Assim, para além do apoio no quadro da ação social escolar, transportes coletivos de crianças, contratação de docentes para as Atividades de Enriquecimento Curricular, destaca-se a atribuição, pela primeira vez, de bolsas aos alunos do ensino superior e o projeto de reabilitação da Escola Secundária de Tondela do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro que ascende, na primeira fase, a um investimento de cerca de 1 milhão de euros.

Ainda nesta área, é de realçar os projetos de promoção do sucesso educativo (Laboratório Vivo, Academia das Artes e +Saúde+Sucesso) que, no âmbito dos Investimentos Territorialmente Integrados que em sede da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, foram atribuídos e cujo montante ascende também a cerca de um milhão de euros.

No quadro da reabilitação urbana, e após celebração do contrato que sustém o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, irão concretizar-se os projetos associados, em particular a reabilitação da frente ribeirinha do Rio Dinha e do edifício contíguo para que, depois de reabilitado, se possa ali instalar um centro de interpretação vitivinícola e uma incubadora de empresas. Estes projetos representam um investimento de 2 milhões de euros, e são projetos cujos critérios obrigavam a intervenções apenas nos núcleos urbanos das cidades.

No entanto, o autarca reafirmou o sentido liderante e a ambição que este documento representa, visando a promoção da qualidade de vida das pessoas, a intervenção no domínio social, seja no apoio às famílias, seja no apoio ao movimento associativo recreativo, cultural, social e humanitário.

Destaca-se ainda a intervenção no domínio fiscal onde não só se manterá o IMI na taxa mínima, como haverá apoio a famílias com maior expressão de dependentes, reforçando-se, de igual forma, as políticas centradas na promoção de projetos educativos, culturais e desportivos que visam a coesão social.

Por outro lado, as linhas apresentadas prosseguem uma estratégia de incentivos de proximidade numa intervenção de colaboração e solidariedade com as Juntas de Freguesia do concelho.

Ainda se destaca o investimento na ampliação e beneficiação de zonas de localização empresarial, Adiça e Lajedo, que visam dotar o concelho de melhor infraestruturas para acolher novos projetos de investimento, geradores de mais postos de trabalho e riqueza económica.

No conjunto o investimento municipal na melhoria das áreas de acolhimento empresarial totaliza um montante de cerca de 3 milhões e meio de euros, e que tem como primeira face visível os trabalhos que decorrem na Zona Industrial do Lajedo para a instalação da nova unidade alemã do setor automóvel.

Num quadro que continua a ser de grande rigor e exigência orçamentais, o Município de Tondela apresenta um Plano de Atividade e Orçamento para 2017 que evidencia a determinação e o empenho em antecipar oportunidades, olhando as necessidades do presente, mas também preparando o futuro, com vista a reforçar a construção de uma região moderna, próspera, atrativa, de crescimento sustentado, de bem-estar e liderante.

 

ATGomes

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub