Tondela – Banco Local de Voluntariado

por Rua Direita | 2016.05.04 - 09:05

 Iniciativas do Banco Local de Voluntariado e 2.ª Mostra de Práticas de Voluntariado com grande êxito

Como previamente divulgado, o Banco Local de Voluntariado de Tondela promoveu nos passados dias 27, 28 e 29 de abril um leque de atividades com principal destaque para a 2.ª Mostra de Práticas de Voluntariado, no Auditório Municipal de Tondela.

Aquele espaço encontrava-se praticamente lotado de pessoas interessadas em aprofundar a temática em análise, tão preciosa para todos, mas principalmente para as pessoas interessadas e motivadas para o exercício do voluntariado e para as entidades interessadas em acolher voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.

Do plano de ação para 2016, o Banco Local de Voluntariado previu um conjunto de atividades e que se realizaram entre os dias 27 e 29 de maio, nomeadamente, no dia 27 duas ações de formação, uma destinada a dirigentes associativos no período da manhã e outra dirigida a técnicos, coordenadores das organizações que integrem  ou pretendam  vir ia integrar voluntários.

A Ação de Formação para Dirigentes Associativos, que teve lugar no auditório do Museu “Terras de Besteiros”, na manhã do dia 27 de abril, teve como principal objetivo consciencializar e habilitar os seus participantes para as questões do voluntariado, para que de acordo com as suas responsabilidades, possam de futuro, agir de forma mais qualificada na gestão das iniciativas de voluntariado no âmbito das organizações/ instituições que dirigem.

A Ação de Formação para Técnicos, Coordenadores do voluntariado nas organizações que integram ou pretendam vir a integrar voluntários, teve lugar no auditório do Museu “Terras de Besteiros” na tarde do dia 27 de abril e teve como objetivo principal dotar os seus participantes, de competências na área do voluntariado e capacitá-los de ferramentas teóricas e técnicas que lhes permita lidar e gerir de forma eficaz, o processo de integração de voluntários.

A Ação de Sensibilização sobre solidariedade destinada à comunidade escolar teve lugar no dia 28 de abril no auditório municipal de Tondela e contou com o envolvimento dos Agrupamentos de Escola de Tondela Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo e da Escola Profissional de Tondela, tendo contado com a representação de todas estas entidades e presença de 160 alunos e os respetivos docentes. Esta colaboração foi imprescindível para que esta ação fosse possível e tão bem sucedida, com intervenções muito pertinentes da parte dos alunos e também de alguns professores. Com esta ação pretendemos sensibilizar a comunidade escolar para a importância de se ser um cidadão ativo e solidário e por isso alertar para o valor do Voluntariado enquanto agente de transformação pessoal e social.

 IMG_5537

A 2.ª Mostra de Práticas de Voluntariado do Concelho de Tondela,29 de abril

A 2.ª Mostra de práticas de voluntariado do Concelho de Tondela, à semelhança da 1.ª Mostra realizada em maio de 2015, teve como principais objetivos consciencializar a comunidade local para as questões do voluntariado, dinamizar o Banco Local de Voluntariado, divulgar as diversas iniciativas de voluntariado do concelho e de âmbito nacional e partilhar práticas de intervenção. Teve como destinatários toda a comunidade em geral, profissionais das áreas sociais, saúde, educação, Instituições Particulares de Solidariedade Social e o movimento associativo.

A atividade realizou-se no dia 29 de abril, no Auditório Municipal de Tondela que se encontrava praticamente lotado de pessoas interessadas em aprofundar a temática em análise, tão preciosa para todos, mas principalmente para as pessoas interessadas e motivadas para o exercício do voluntariado e para as entidades interessadas em acolher voluntários e coordenar o exercício da sua atividade.

Aberta a sessão com a atuação do grupo Bardus da Casa do Povo de Tondela, projeto de Voluntariado da mesma entidade que apresentou um momento de poesia e música intitulado “Notas de Abril com um toque de Solidariedade”, seguiu-se a cerimónia solene de abertura que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tondela,  José António Jesus,  Maria Elisa Borges, Coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) e Ana Paula Marques, em representação do Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, Telmo Antunes.

Após a sessão de abertura, os trabalhos tiveram o seu início com a comunicação de Maria Elisa Borges, Conselheira e Coordenadora do CNPV sobre o “O papel do Voluntariado na Dinâmica Local”. Seguiu-se a apresentação da Coordenadora do Banco Local de Voluntariado de Tondela, Paula Henriques, com o enquadramento do BLV, princípios, conceitos, intervenientes do voluntariado, breve caraterização dos voluntários e dos projetos de voluntariado em curso.

A  Vereadora passou à apresentação das duas práticas de voluntariado de âmbito nacional:  A experiência da rede concelhia para o Voluntariado dos concelhos do Barreiro/ Moita a cargo de Telmo Torrinha e a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Covilhã, garantida por Nuno Abreu.

Ao finalizar os trabalhos e após algumas pertinentes considerações finais por parte da  Coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, versando sobre os conceitos, princípios e formas de intervenção no voluntariado, a  Vereadora,  Carla Antunes, encerrou a sessão, fazendo uma síntese de todas as atividades realizadas, do número de participantes e entidades envolvidas, agradecendo a presença de todos os intervenientes, designadamente dos representantes das entidades e  o apoio da ótica Tondelvisão, que patrocinou esta atividade.

Esta atividade cumpriu largamente os seus objetivos quer pelos participantes que mobilizou, alguns oriundos de outros concelhos do distrito de Viseu ( Sátão, Castro Daire, Santa Comba Dão, Tarouca e Viseu) e do distrito da Guarda e Coimbra, pelo trabalho em equipa, pela qualidade técnica das intervenções apresentadas, particularmente a da Coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, pessoa de inegável reconhecimento académico e profissional, e ainda pela partilha das práticas de intervenção no voluntariado.

 

ATGomes

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub