“Terras do Demo” conquista medalha de ouro em concurso mundial de vinhos

por Rua Direita | 2016.05.09 - 21:08

 

 

Um espumante “Terras do Demo”, “Olho-de-perdiz”, rosé, colheita de 2014, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, acaba de ser distinguido com uma medalha de ouro na edição de 2016 do Concurso Mundial de Bruxelas, uma competição itinerante que este ano se realizou na cidade de Plovdiv, na Bulgária. No certame foram avaliados mais de 8.750 vinhos, de 51 países, examinados por um painel que incluiu cerca de 300 provadores de 54 países diferentes. Já em fevereiro de 2015, o mesmo espumante tinha também conquistado uma medalha de ouro no “Sakura Japan Women’s Wine Awards”, o maior concurso de vinhos do Japão. Os prémios que tem alcançado constituem uma honraria ímpar para uma das marcas mais distintas produzida dentro do território do município de Moimenta da Beira.

O espumante, duplamente premiado, é feito a partir da casta Touriga Nacional (100%), maturação pelo método tradicional e, garante o produtor, tem a mesma coloração do olho-de-perdiz. O aroma é intenso, primoroso e floral. E o paladar fresco e muito frutado, com prolongado no final. Bebe-se em qualquer circunstância, especialmente como aperitivo, com entradas e cocktails diversos, carnes brancas, saladas, peixes, frutos do mar, etc.

A Cooperativa Agrícola do Távora está localizada na Região Demarcada do “Távora – Varosa”, região que, dadas as suas condições únicas (solos graníticos, primários e pobres em calcário, altitudes elevadas, clima temperado continental, entre outras), faz com que se traduza num lugar privilegiado para a produção dos melhores vinhos e espumantes nacionais, e ainda da maçã, particularmente a tão apreciada variedade “Bravo de Esmolfe”.

São os dois rios, Távora e Varosa, que dão o nome à região constituída pelos concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca e ainda algumas freguesias dos municípios de Penedono, S. João da Pesqueira, Tabuaço, Armamar e Lamego.

 

Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub