TEATRO VIRIATO: UNIVERSO CIRCENSE INVADE REGIÃO DE VISEU

por Rua Direita | 2015.02.05 - 14:31

 

De 17 de Fevereiro a 22 de Março, o Teatro Viriato promove o projecto Circus Lab, que define um programa com um foco particular para a disciplina do novo circo, uma área pouco explorada em Portugal. A iniciativa permitirá reconhecer práticas experimentadas e testadas, capitalizando o know-how do parceiro Cirkus Xanti (Noruega) na execução de um projeto de raiz que passará pela área da criação artística, formação e projetos pedagógicos com jovens e comunidade geral. O projeto terá duas fases distintas.

A primeira, que prevê a instalação de quatro tendas Chapitô no Largo da Feira de São Mateus, inicia com a promoção de um programa cultural diversificado, que inclui espectáculos, oficinas e a degustação dos sabores da Noruega. Sugestões culturais destinadas ao público escolar e também ao público geral.

A segunda fase do Circus Lab, que será desenvolvida em 2016, constitui o momento do projeto ligado à reflexão e criação artística de raiz. Os parceiros artísticos, nomeadamente a ACERT (Tondela), a Binaural / Nodar (São Pedro do Sul), a Companhia Paulo Ribeiro (Viseu), a Erva Daninha (Porto), e a Radar 360º (Porto), irão trabalhar com turmas específicas da Escola Secundária Viriato (Viseu), do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, em três processos artísticos distintos que culminarão com a apresentação nas escolas e no palco do Teatro Viriato. Em Viseu, esta apresentação será seguida de uma conferência internacional sobre a importância do ensino artístico no ensino obrigatório. A mesma terá também lugar no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) e n’O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo).

Cada grupo, em discussão com os parceiros artísticos, será responsável pela identificação de um tema de trabalho. Contudo, pretende-se fomentar o debate de assuntos universais, que permitam o intercâmbio cultural entre Portugal e a Noruega. Os três processos artísticos terão o acompanhamento do diretor do Cirkus Xanti, Sverre Waage, e do colaborador do projeto, Giacomo Scalisi, cujo trabalho enquanto observadores servirá para a preparação da conferência que terá como público-alvo os professores, diretores de agrupamentos escolares, decisores políticos com responsabilidades nas políticas do ensino e investigadores da área.

 

AFRodrigues

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub