Concerto intimista de Teresa Salgueiro para ver no Teatro Viriato

por Rua Direita | 2014.03.13 - 13:11

A Fortaleza é um concerto íntimo e intrigante, baseado no primeiro disco de originais de Teresa Salgueiro, publicado em 2012, O Mistério.

No início de 2011, depois de um percurso de 25 anos de dedicação ininterrupta à música, 20 dos quais dedicados ao mais reconhecido grupo português de sempre em todo o Mundo, os Madredeus, Teresa Salgueiro entregou-se pela primeira vez à composição e à escrita criando os temas que deram origem ao álbum O Mistério, cuja inspiração espelha uma reflexão sobre a dimensão humana perante o mistério da vida.  Esta música foi pensada especificamente para ser reproduzida ao vivo. Em palco, é recriado o leque das diversas emoções presentes nos diferentes temas, convidando o público a participar da essência e da energia geradas em cada concerto.

Interpretação

Teresa Salgueiro (voz),

Carisa Marcelino (acordeão),

Rui Lobato (percussão e guitarra),

Óscar Torres (contrabaixo)

e Graciano Caldeira (guitarra)

CAFÉ-CONCERTO / FOYER – 26 MAR (PEDRA CONTIDA)

Quarta-feira 22h00 | 60 min. | preço único 2,50€ – m/ 12 anos

Lançamento do disco Pedra Contida

Dada a natureza da localidade onde o grupo foi criado (aldeia da Cerdeira, Serra da Lousã), este quinteto desenvolve um trabalho musical nos parâmetros da definição ou contradição do silêncio versus som, dando origem à definição “abstrata” de Pedra Contida. Um coletivo que se caracteriza pela contenção melódica e silêncio omnipresente. A edição do seu primeiro disco, lançado neste concerto, é assinado pela JACC Records.

Se alguma tradição advém das novas abordagens musicais do século XX, pode-se dizer então, que a junção destes cinco músicos não acontece por acaso, transformando este quinteto no que a Jazz.pt considerou um “caso sério que deve ser acompanhado de perto”.

Interpretação

Marcelo dos Reis (guitarra clássica),

João Pais Filipe (bateria e percussão),

Nuno Torres (saxofone alto),

Miguel Carvalhais (eletrónica)

e Angélica V. Salvi (harpa)

Parceria JACC

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub