Tapeçarias do Museu de Lamego são “Visita Guiada” na rádio e televisão

por Rua Direita | 2014.03.29 - 13:51

Visita Guiada”, o mais recente programa de Paula Moura Pinheiro, é um programa de rádio e televisão sobre os tesouros do património português. As tapeçarias flamengas do Museu de Lamego, Tesouros Nacionais desde 2006, integram a primeira série e podem ser ouvidas a 5 de abril na Antena 1 (13h10), e a 7 de abril na RTP2 (21h25).

A natureza dos objectos, o seu contexto geográfico e o seu tempo histórico são o mote para uma viagem no tempo da História de Portugal. As tapeçarias do Museu de Lamego funcionarão assim como um passaporte para o Renascimento, altura em que foram produzidas, e, ao mesmo tempo, para a Antiguidade Clássica, através da história que narram.

Para contar os factos, as curiosidades, as histórias associadas à peça, Ana Paula Rebelo Correia, professora universitária/investigadora, dá a voz e o conhecimento que, durante cerca de trinta minutos, prometem prender o ouvinte e/ou espectador.

Além de Lamego, a “Visita Guiada” visita também, num total de treze episódios, Braga, Coimbra, Guimarães, Viseu, Tomar, Tibães, Porto e Lisboa.

O Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa e as obras do historiador de arte Paulo Pereira foram fontes fundamentais na construção do programa.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub