Tabuaço – UMA FESTA DE USOS, COSTUMES E TRADIÇÕES

por Rua Direita | 2019.09.12 - 18:00

A Aldeia Vinhateira de Barcos recebe mais uma Festa das Vindimas, dias 21 e 22 de Setembro. O programa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Tabuaço e Junta de Freguesia de Barcos, e reúne música, gastronomia, artesanato e animação de rua.

Mais do que assinalar a vindima, uma das épocas mais importantes da Região, é também uma das mais reconhecidas festas promovidas no concelho de Tabuaço e que, efectivamente, pela diversidade do programa atrai cada vez mais pessoas a Barcos. No entanto, para Carlos Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, o sucesso da Festa das Vindimas na Aldeia Vinhateira está intimamente relacionado com o contributo, entrega e entusiasmo da própria população. É na Festa das Vindimas que se abrem lagares e se pisam uvas, trazem-se à memória e à conversa experiências de outros tempos e, espontaneamente, numa ou noutra rua, acontecem jogos tradicionais e brincadeiras de outrora.

Do programa constam também, e como não poderia deixar de ser, provas de vinho e azeite, barraquinhas com produtos locais e regionais, desde o artesanato, ao pão, doces e não faltarão para todos os presentes os tradicionais milhos de vinha-d’alhos. Passando à parte da animação, haverá teatro e malabaritões, ranchos, concertinas e música popular. A marcar esta edição está a actuação de um dos mais caricatos grupos musicais, Ùs Sai de Gatas, um grupo de música popular portuguesa que além de música garantem sempre muita animação.

A destacar ainda a habitual Caminhada Vinhateira Solidária, cuja inscrição este ano reverte para a aquisição de alimentos e material para o Canil de Tabuaço, e o tão esperado Passeio Equestre, este ano na XII Edição.

Para o autarca tabuacense, “esta é uma festa das memórias das nossas gentes e organizada para as nossas gentes, mas onde todos são bem-vindos. A Festa das Vindimas, seja a de Barcos ou a de Valença do Douro, que acontecerá em Outubro, é uma festa de usos, costumes e tradições, sendo esses, precisamente, os elementos que lhe conferem popularidade e que fazem deste evento um dos mais aguardados.”  

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub