SETEMBRO: MÊS MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER

por Rua Direita | 2014.09.01 - 19:00

O Centro Apoio Alzheimer Viseu (CAAV), resposta social das Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu, tem como prioridades divulgar a doença de Alzheimer, informando e sensibilizando a comunidade,  e dar apoio psicológico, social e jurídico aos familiares e cuidadores – formais e informais – dos doentes.
Trabalha, em colaboração com a Alzheimer Portugal, com o objetivo de reduzir o estigma, que envolve a doença e afasta as pessoas da identificação dos sintomas, e auxiliar a enfrentar o problema.
Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Em 2014, o tema mundial da campanha é “Demência: podemos reduzir o risco?”
O CAAV promoverá ações ao longo do mês de Setembro, tendo sempre presente o princípio que se segue: para cuidar, precisamos reconhecer, enfrentar e aceitar a doença e, neste sentido, desmistificá-la, lembrando não apenas que ela existe, mas que as pessoas que convivem com ela precisam de ajuda, apoio e orientação.
O lema escolhido para este ano foi “Ajude a não esquecer e não será esquecido”. 
Estão agendadas diversas atividades, das quais se destacam a organização do Passeio da Memória, no dia 28 de Setembro e a participação na EXPODEMO, de 19 a 21 de Setembro. Estuda-se a possível colaboração na organização da palestra “Quando os pais viram filhos” que se realizará em Belmonte e no workshop com o tema “Demências – agir para bem atuar” em Fornos de Algodres.
Desenvolvem-se contactos no intuito de realizar em Outubro ou Novembro um seminário dedicado ao tema, em Viseu.
No dia 11 de Setembro, o CAAV estará representado no lançamento do Café Memória em Campo Maior e está em conversações para poder ter em Viseu o Café da Memória.
Um dos profissionais do CAAV iniciará, no dia 19 de Setembro, as aulas do Master Universitário “Intervención a Personas con Enfermedad de Alzheimer”, na Universidade de Salamanca em parceria com o Centro de Referencia Estatal de Atención a personas con enfermedad de Alzheimer y otras demencias (CREA) de Salamanca (IMSERSO).
ALZHEIMER: “Ajude a não esquecer e não será esquecido”.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub