SERNANCELHE – IIº Festival de Sopas e Encontro de Ranchos

por Rua Direita | 2015.02.12 - 20:57

O Município de Sernancelhe vai promover, nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro, no Expo Salão, a segunda edição do Festival de Sopas e Encontro de Ranchos. Aliando a vertente gastronómica à etnografia, a autarquia dá assim continuidade a um evento que conheceu, em 2014, um impacto muito positivo, tendo mobilizado mais de uma dezena de associações concelhias e recebido a visita de mais de três mil pessoas.

 

festival de sopas edição de 2014 (1)

Tendo como objectivos projectar Sernancelhe em termos gastronómicos e culturais, o Festival de Sopas pretende também que as sopas renasçam e reentrem na ementa das casas do Concelho e do País, servindo o evento para enaltecer os sabores e os cheiros dos “caldos” confeccionados com os produtos da terra.

Inventariar as receitas tradicionais para garantir a sua perpetuação, associar a representação cénica e musical dos ranchos folclóricos à gastronomia e exibir a cultura popular como marca desta Terra da Castanha são outros objectivos da organização.

festival de sopas edição de 2014 (2)

Durante três dias, o Festival de Sopas, que terá entrada livre e catorze sopas em prova, contará com uma exposição etnográfica das artes e dos ofícios de antigamente, onde não faltarão as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas típicos dos meios rurais.

Num território de fortes tradições, reconhecidas manifestações culturais, personalidades célebres das artes e das letras nacionais, e onde produtos como a castanha e o granito são cartões-de-visita, com créditos firmados nos mercados dos quatro cantos do Mundo, Sernancelhe pretende reafirmar as suas potencialidades gastronómicas, assentes ainda em forte tradição popular, que urge ser preservada e divulgada.

 

 

Paulo Pinto

Técnico de Comunicação

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub