SERNANCELHE – FESTA DA CASTANHA

por Rua Direita | 2014.10.15 - 15:01

 

 

A edição deste ano da Festa da Castanha, organizada pelo Município de Sernancelhe, mantém a capacidade de dinamizar as freguesias, os produtores, as empresas, os grupos de animação locais para uma grande manifestação de autenticidade de um Concelho que, ao longo de décadas, acreditou sempre que, com valorização, divulgação e profissionalismo do setor, a castanha poderia ser um produto de excelência.

cartaz_percurso_pedestre_2014 (1)

Grande dinamizadora do tecido empresarial local, a castanha conseguiu, em poucos anos, passar de produto subvalorizado para um dos mais procurados no mercado, atingindo preços elevados e muito compensadores para os agricultores.

Foi responsável igualmente pela visibilidade que Sernancelhe e a região tiveram, permitindo que a castanha e as magníficas paisagens de soutos das encostas de Sernancelhe fossem aceites como inigualáveis para a prática de desportos de natureza, como o BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro, já na sétima edição, e que este ano conta com mais de meio milhar de inscritos. Ou os já obrigatórios passeios pedestres pela Seara, a maior mancha de castanheiros da variedade martainha do nosso País.

btt partida

Em 2010, a aposta do Município de Sernancelhe na castanha ganhou um impulso assinalável fruto da celebração do protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), trazendo os técnicos ao terreno, dando apoio aos agricultores no tratamento dos soutos, na análise dos solos, na criação de campos de ensaio e, mais importante, na procura de novas soluções que combatam as doenças dos soutos e, ao mesmo tempo, permitam aumentar a produção. Este ano, a UTAD terá um gabinete na Festa da Castanha para dar apoio e informações aos produtores de castanha durante todo o evento.

Durante três dias, o Expo Salão preenche-se de verde e castanho, as cores da castanha. Produtores e transformadores de castanha, juntas de freguesia e restaurantes (que proporcionarão uma mostra constante da gastronomia local associada à castanha), grupos de concertina e ranchos, crianças e jovens músicos, filarmonias, entre tantos outros, mostrarão aos visitantes que a castanha é sinónimo de festa e motivo de celebração.

Os produtos à base de castanha estarão em exposição e para comercialização, sendo vasta a oferta de gastronomia de castanha, não faltando os concursos da melhor castanhada da Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa (DOP), e também do melhor doce, iniciativa em crescendo e que demonstra o espaço que a castanha conquistou na doçaria local e regional.

festa_castanha147

Aqui ficam as nossas propostas para que visite Sernancelhe durante o fim-de-semana de 31 de outubro, 1 e 2 de novembro. Ao longo destes três dias, a Festa da Castanha é motivo de animação, cultura, desporto, gastronomia, convívio e homenagem à castanha.

Venha a Sernancelhe e descubra os encantos da Terra da Castanha.

banner rua direita

 

 

Paulo Pinto

Técnico de Comunicação

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub