Sernancelhe acolheu com dignidade e regozijo um PEM (Posto de Emergência Médica)

por Rua Direita | 2015.07.30 - 20:13

amb1

 

Ontem, dia 29 pelas 18H30, depois da parada com os BVS, encheu-se o salão Nobre da autarquia com todos quantos quiseram testemunhar a recepção dos novos equipamentos de saúde e do fardamento. O primeiro, orçado em mais de 75 mil euros, está dotado dos meios para proteger e salvar muitas vidas humanas, até à chegada ao centro de saúde e/ou hospital.

amb1

amb3

amb4

Depois da guarda de honra prestada, José Agostinho Aguiar e Carlos Silva Santiago, respectivamente, presidente da AM e da Câmara, passaram ao salão Nobre onde se formalizou a cerimónia da entrega do veículo e de 40 novos e completos equipamentos individuais para combate aos incêndios.

Usaram da palavra Agostinho Aguiar, Luís Fonseca e Varela Roque, respectivamente, comandante e presidente da direcção dos BVS, Monsenhor Cândido Azevedo e o presidente da autarquia, Carlos Silva, de cujo discurso transcrevemos os excertos…

amb2

amb3

amb4

amb6

 

“Hoje é um dia muito feliz para Sernancelhe. Um dia em que a Corporação de Bombeiros vê reconhecido o seu trabalho, a sua dedicação e o seu espírito de abnegação.”

(…)

“Conhecidos pela sua eficácia, competência, capacidade operacional, ganharam prestígio e respeito junto dos Bombeiros nacionais e exibem, com orgulho, o facto de também serem excelentes técnicos, com formação adequada, prontos para as mais exigentes tarefas de socorro. Foi essa a grande motivação para que o Governo tenha olhado para a Corporação de Bombeiros de Sernancelhe e tenha decidido que, por força de ter os meios humanos necessários, estava capacitada para receber um Posto de Emergência Médica.  Foi também por isso que, no âmbito de uma candidatura efetuada pelo Município de Sernancelhe, através da Comunidade Intermunicipal do Douro, foram aprovados os novos equipamentos de protecção individual que protegem os bombeiros no combate aos incêndios florestais.”

e acrescentou:

cs1

“A protecção Civil e os Bombeiros Voluntários de Sernancelhe vêem hoje concretizado um desejo. Ter uma ambulância de socorro do INEM, dotada de todos os meios para auxiliar quem dela precisa, é fundamental para o nosso Concelho. Auxiliar quem precisa é factor de segurança para a nossa população e é sinónimo de qualidade de vida.”

tendo assim concluído:

“Tudo começou com um memorando que o Município, em colaboração com os Bombeiros de Sernancelhe, elaborou e fez chegar à Secretaria de Estado da Saúde, manifestando a necessidade deste equipamento para o socorro à sua população. Em simultâneo, e de forma contínua, fomos por diversas vezes a Lisboa, a reuniões com o Senhor Secretário de Estado da Saúde, Dr. Leal da Costa, a quem reforçámos a necessidade e urgência na entrega do Posto de Emergência Médica. Quero aqui expressar o agradecimento, em meu nome e em nome do Concelho de Sernancelhe, ao Sr. Secretário de Estado pela forma sempre atenciosa, disponível e preocupada como nos recebeu e acolheu as preocupações de Sernancelhe. Nestas diligências, uma palavra de igual teor para o Dr. Pedro Alves, Deputado da Assembleia da República, um amigo de Sernancelhe, que tudo fez para que conseguíssemos a Ambulância do INEM.”

 

No final, depois da cerimónia da bênção do equipamento, seguiu-se um beberete, aberto a todos os presentes, no Quartel dos Bombeiros Voluntários.

boda1low

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub