Ser+Cultura 2019

por Rua Direita | 2019.07.02 - 12:29

Com Armando Mateus, vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Sernancelhe, a RD foi saber o que de novo nos traz esta edição de um evento que tem vindo gradualmente a impor-se no panorama lúdico-cultural da região.

“O evento SER+Cultura, edição de 2019, é marcadamente uma aposta na cultura, na rua, ao ar livre, tirando proveito das excepcionais condições proporcionadas pelo Centro Histórico de Sernancelhe.

A aposta deste ano distingue-se por um cartaz rico, dinamizado por com mais de 30 grupos de todos o país, mais de 350 artistas, seis palcos, que, ao longo de quase trinta horas de actividade, vão animar o Centro Histórico e garantir serões de qualidade aos visitantes que escolham Sernancelhe por estes dias.

Este ano será estreada também a componente de arte ao vivo, ou seja, vários artistas estarão a conceber trabalhos em parceria, de escultura e pintura , por exemplo, tendo como propósito criar obras que homenageiem ícones concelhios, como Aquilino Ribeiro, e que depois terão lugar em espaços destacados do Concelho.

De resto, é na vertente dos espectáculos que o SER+Cultura pretende posicionar-se de forma inequívoca, trazendo a Sernancelhe grupos que aliam a música à performance e interacção com o público, como sucede com a companhia de teatro espanhola Yera Teatro, que é, sem dúvida, um dos grupos de referência deste cartaz.

Por fim, queremos que seja reforçada a componente do convívio deste evento. Decorrendo numa altura em que muitos emigrantes já estão pelo concelho e na região, o SER+Cultura proporciona espaços de tasquinhas e bares com produtos locais, ao mesmo tempo que impulsiona o comércio local da Vila de Sernancelhe, em particular dos espaços tradicionais do Centro Histórico.

Realço ainda neste SER+Cultura o facto de ser uma organização exclusivamente concelhia, onde é determinante a disponibilidade do Município e da sua Biblioteca Municipal, assim como as parcerias com as Associações Culturais e Recreativas locais, ESPROSER e Agrupamento de Escolas de Sernancelhe.”

(Fotos RD)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub