Ser Português não é ser Branco

por Rua Direita | 2019.01.26 - 14:21

Os Viajantes sabem que ser Português não significa ser Branco. E têm Orgulho nisso. 

 

Sabem que, por muito (imenso) trabalho que ainda resta fazer na aceitação plena da Diferença na nossa Sociedade, os Portugueses não são um povo Racista. 

Sabem, depois de atravessar tantos países totalitários, que a Polícia Portuguesa é um garante essencial da Liberdade, não uma ameaça. São homens e mulheres que dão literalmente a vida pela Democracia e pelos nossos Direitos de uma forma que só quem já viajou por Estados colapsados poderá valorizar. 

Conhecendo o Irão ou os Estados Unidos sabemos ainda a distância entre tantos Líderes mediáticos e a realidade das suas comunidades.

Depois de encontrar as dificuldades e desafios que emigrantes e refugiados  enfrentam em todo o mundo, sempre tão semelhantes independentemente do seu país de origem ou de acolhimento, conseguimos não somar à urgência da resolução dos seus problemas, a imediata e redutora  condenação das comunidades que os acolhem.

À medida que vamos percorrendo quilómetros a consciência vivida da globalidade de cada fenómeno oferece-nos serenidade e esperança para a sua resolução.

O conhecimento de um verdadeiro Viajante, por oposição aos que optaram  ficar sempre no mesmo sítio, nasce da imersão constante na diversidade, na convivência com o desconhecido, junto à fonte de todas as culturas e pensamentos. Não é por acaso que as primeiras vítimas de todas as ditaduras sempre foram os Livros… e os Passaportes.

Somos por isso, nós Viajantes, terreno infértil para populismos de Esquerda ou Direita. Nós e quem nos escuta.

Numa aldeia global em que os algoritmos das redes sociais cimentam a divisão e os radicalismos, viveres por ti mesmo os países de origem dos outros torna-se imperativo para o discernimento da Verdade, para uma cidadania positiva. 

Nunca o Mundo precisou tanto de Viajantes. 

 

Pelos Portugueses em Viagem,
João Oliveira

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub