SEMINÁRIO “MATÉRIAS PERIGOSAS – ATUAÇÃO E ENVOLVÊNCIA”

por Rua Direita | 2014.11.18 - 13:23

 

 

O CDOS Viseu/ANPC vai realizar um Seminário cujo tema é “MATÉRIAS PERIGOSAS – ATUAÇÃO E ENVOLVÊNCIA”

Este Seminário terá lugar dia 22 de Novembro 2014, no Auditório da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e contará, no exterior, com uma exposição de viaturas especiais destinadas a fazer face a esta tipologia de ocorrências proporcionando, aos mais de 400 participantes inscritos, o conhecimento in loco dos principais meios de apoio atualmente existentes, aptos a intervir em acidentes com matérias perigosas.

Este evento tem como grande objetivo melhorar o conhecimento dos principais agentes de proteção civil, nomeadamente Bombeiros, numa área relativamente pouco conhecida e trabalhada como são os produtos químicos ou matérias perigosas.

Surge como reconhecida necessidade de, nas ações de proteção e socorro, os operacionais poderem enfrentar de forma eficiente e eficaz as situações de acidente envolvendo matérias perigosas e estarem dotados de conhecimento, equipamento e treino que lhes permitam preservar a sua integridade física, bem como das pessoas e bens a socorrer e proteger.

É dirigido fundamentalmente para o distrito de Viseu, prevendo-se a participação de elementos representantes dos principais agentes de Proteção Civil, nomeadamente Bombeiros, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Exército, Polícia Judiciária (PJ), Policia Municipal, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Centro Humanitário de Viseu da Cruz Vermelha Portuguesa, Cáritas Diocesana de Viseu, Associação de Radioamadores da Beira Alta (ARBA), Estradas de Portugal, e empresas concessionárias da A24 – OPERSCUT e da A25 – ASCENDI.

Para além destes agentes de proteção civil marcarão presença várias individualidades da região pertencentes a diversas instituições e empresas cuja atividade está de alguma forma ligada a esta temática ou à proteção civil na sua generalidade.

 

PROGRAMA

09H30 – Sessão de Abertura

Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr Almeida Henriques;

Exmo Senhor Diretor Nacional de Planeamento de Emergência, da ANPC, Eng José Oliveira;

Exmo Senhor Comandante de Agrupamento Distrital (CADIS) Centro Norte, Comandante António Ribeiro

I Painel

Moderador: Exmo Senhor Presidente da Direção da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, Dr Rebelo Marinho

10H00: “Atuação da proteção civil em emergências com matérias perigosas”- ANPC – Eng Nuno Mondril

10H20: “Apresentação da Diretiva Operacional Nacional (DON) Nº 3- NRBQ” – ANPC/CNOS

10H40: “Aspetos ambientais decorrentes de acidentes rodoviários envolvendo matérias perigosas”. ESTGV/IPV – Diretor do Departamento do Ambiente – Prof Doutor  Luís Teixeira Lemos

11H20: Intervalo – Coffe Break

11H40: “Segurança e controle de Matérias Perigosas” – CMLisboa/RSL – Enga Alexandra Henriques

II Painel

Moderador: Exmo Senhor Comandante do Agrupamento Distrital (CADIS) Centro Norte, Comandante António Ribeiro

14H30: “Intervenção em Bacias de retenção / Tratamento em caso de derrame”. OPERSCUT – Eng Rui Couto

15H10: “Operações em Acidentes com Matérias Perigosas”Comandante BV Feira – Eng Manuel Neto

15H50: Intervalo – Coffe Break

16H10: “A fiscalização do transporte de matérias perigosas e a atual capacidade de intervenção do GIPS perante um incidente” GNR/GIPS – TCor Albino Tavares

17H00 – Encerramento

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub