Semifinal das Olimpíadas de Química Júnior 2019 – Departamento de Química da FCTUC

por Rua Direita | 2019.04.03 - 05:02

 
100 alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade, provenientes de 30 escolas básicas e secundárias da região Centro de Portugal, vão disputar a semifinal das Olimpíadas de Química Júnior 2019 (OQJr – Coimbra), no próximo sábado, dia 6 de abril, no Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A iniciativa é organizada pela Delegação de Coimbra da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), com o apoio da Reitoria da UC, da FCTUC, do DQ e da SPQ.

No âmbito das comemorações do “Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos” proclamado pela UNESCO, a edição deste ano tem como tema “Tabela Periódica e a Química”, pretendendo mostrar aos jovens a relevância dos elementos químicos na vida quotidiana, com vista a um desenvolvimento sustentável.

A semifinal de Coimbra terá início às 11 horas, com as boas-vindas aos alunos e professores participantes. A competição, composta por provas teóricas e laboratoriais, decorrerá entre as 14h e as 16h nos laboratórios do 3º andar do Departamento de Química.

Para os professores, será apresentada uma palestra intitulada “Tabela Periódica – Organização na Química”, por Maria de Fátima Paixão, presidente da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC).

Concluídas as provas, a partir das 16h, alunos e professores vão assistir à palestra “Apanhar por Tabela”, proferida por Zoé Arnaut, aluna do DQ e representante da Associação Intercultura – AFS, e conhecer uma Tabela Periódica Interativa e Itinerante.

A sessão de encerramento com entrega de prémios aos vencedores decorrerá pelas 17 horas, e contará com as presenças do diretor do Centro de Química, professor Rui Fausto, e da diretora do Departamento de Química da FCTUC, professora Teresa Pinho e Melo.

 

Cristina Pinto

Assessora de Imprensa

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub