“Saudades do Rio Dão” apresentado na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro

por Rua Direita | 2014.12.23 - 15:56

 

 

No próximo dia 27 de Dezembro, sábado, pelas 15h00 na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, terá lugar o lançamento do livro “Saudades do Rio Dão”, da autoria de José Abrantes, recentemente premiado com o Prémio Aurélio Soares Calçada, em ex-aequo com o Livro Mistério & Fé, Catálogo de Escultura.

A obra conta a história romanceada de Abílio d’Abrantes, um humilde Português da aldeia do Penedo, na Freguesia da Lajeosa do Dão que, como tantos outros, foi obrigado a deixar a sua terra natal para trás em busca de uma vida melhor. O destino foi o Brasil, mas o seu pensamento ficou para sempre em Portugal. Apesar das saudades imensas da sua aldeia natal e do rio Dão, nunca mais voltou. Morreu aos 63 anos doente, pobre e muito triste, exatamente 40 anos depois de ter chegado ao país que o acolheria para sempre.

José Abrantes, é brasileiro, nascido no bairro do Catete, no Rio de Janeiro. É engenheiro mecânico, licenciado em Desenho e em Matemática, especialista em Ensino Fundamental e Médio e em docência do Ensino Superior. Mestre em Tecnologia e Doutor em Engenharia de produção. É docente em várias universidades e tem já no seu currículo, para além deste, mais 15 livros.

 

ATGomes

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub