Santuário da Lapa escolhido para cerimónia de consagração do Príncipe Afonso de Bragança a Nossa Senhora

por Rua Direita | 2015.09.03 - 11:27

 

O Concelho de Sernancelhe vai receber, nos dias 5 e 6 de setembro, os Duques de Bragança. O motivo da visita é a consagração de Príncipe Afonso de Bragança a Nossa Senhora da Lapa, no Santuário da Lapa, cumprindo-se assim uma tradição de séculos e que dá continuidade ao ato praticado pelos príncipes e princesas da Beira ao atingirem a maior idade.

No dia 5, pelas 19:00 horas, Dom Duarte de Bragança e o Príncipe Afonso serão recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

lapa

 

Dezassete anos depois da última visita ao Concelho, D. Duarte de Bragança regressa a Sernancelhe para consagrar o seu filho Afonso à Senhora da Lapa, escolha justificada com a ligação secular com este santuário mariano, e que é um símbolo do culto religioso no nosso país.

A Lapa, Aldeia de Portugal, é a criação dos Jesuítas que ali se instalaram em 1576, mas cujas bases foram lançadas em 1493 aquando do aparecimento da imagem de Nossa Senhora da Lapa. Confiada à Companhia de Jesus a gestão do culto, a Lapa ganhou preponderância, correu mundo, velou pelos portugueses que embarcaram nas caravelas dos descobrimentos e, em 1740, foi elevada à categoria de Vila, estatuto que manteria durante 145 anos.

A mítica “cidade” que os jesuítas criaram há mais de cinco séculos ainda perdura no tempo. Três grandes romarias ocorrem nesta localidade, sendo a maior a de 15 de agosto. Contudo, a data da cerimónia de Consagração coincide com a terceira grande romaria da Lapa, a peregrinação do Minho, sendo esperados milhares de visitantes a este Santuário.

A cerimónia oficial de consagração decorrerá na Lapa, no dia 6 de setembro, a partir das 10:00 horas.

Porém, no dia 5, pelas 19:00 horas, na sede do Concelho, o D. Duarte de Bragança e o Príncipe Afonso serão recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, deslocando-se depois para o Centro Histórico de Sernancelhe, com visita guiada ao Museu Paroquial Padre Cândido, Igreja Românica e Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira. Um momento musical no coreto do Centro Histórico encerrará a visita à sede do Concelho.

 

Paulo Pinto

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub