Santar 1128 – Recriação Histórica

por Rua Direita | 2016.05.04 - 09:16

 
 

 

Nos dias 7 e 8 de Maio a Vila de Santar recua até ao século XII para recriar mais momentos e passagens inolvidáveis da história de Portugal. Este ano, Santar revive a emblemática Pré-Batalha de São Mamede, com a recriação do ambiente social e político do território de Viseu na Primavera de 1128, ano em que um grande número de nobres nortenhos se encontrava revoltado contra a Regina Teresa e o conde Fernando Peres. Para além das recriações históricas, o programa conta ainda com demostração de aves de rapina, apresentação de um Santar d’Honra, ceia com um porco no espeto, ateliês, concerto de música medieval com o grupo Jogralesca, entre muitos outros motivos de interesse.

O Largo do Paço, local carregado de simbolismo histórico, será o centro de toda a movimentação histórica e de todo este requintado convívio, uma zona emblemática que permite a envolvência das representações, num encontro com a história, com os costumes e com as “gentes de Santar”.

Destaque para a Recriação da Primavera de 1128, no sábado pelas 15h00, em que centenas de figurantes interpretam o momento em que a “Rainha” Teresa recebe as comitivas de nobres portucalenses e galegas com opiniões antagónicas no que respeita à governação do território portucalense e, pelas 21h00, a Recriação da Procissão das Vésperas da Aparição do Arcanjo Miguel, seguindo-se o concerto de música medieval do grupo JOGRALESCA, pelas 21h00.

No domingo, o programa contempla atividades como Tiro ao Alvo, pelas 11h00, Treino de Estratégia Militar, pelas 12h00, e Atelier “Cestaria-Uma Nobre Arte de Caça”, pelas 16h00.

Numa organização conjunta da ACI-Amigos de Santar, Município de Nelas, União de Freguesias Santar-Moreira e Portucale Fidelis, a recriação histórica “Santar 1128”constitui, durante dois dias, mais um motivo apaixonante para uma deslocação à Vila de Santar, terra com um historial marcante no Concelho de Nelas e na Região do Dão.

PROGRAMA_RECRIACAO_SANTAR (1)-2

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub