S. João da Pesqueira – VINDOURO – FESTA POMBALINA

por Rua Direita | 2014.09.03 - 13:45

De sexta-feira a domingo, três dezenas de produtores de vinhos da região em prova livre num programa intenso de atividades

Jantar com assinatura de Rui Paula, desfile que retrata o Douro do século XVIII e concertos de Cuca Roseta, José Cid e Zé Perdigão no cartaz

vindouro

Cerca de três dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto estarão este fim de semana reunidos em S. João da Pesqueira, durante a 12ª edição da VINDOURO – Festa Pombalina. O cartaz do evento contempla muitos mais motivos de interesse, que incluem workshops, concertos e animação de rua.

 

O evento inicia-se na sexta-feira, pelas 17h30, com a inauguração oficial da mostra de vinhos, que decorrerá até domingo no Salão de Exposições. Ao final da tarde, pelas 18h30, realiza-se o workshop “Marketing de Vendas no Setor dos Vinhos: ferramentas essenciais”, ministrado por especialistas do ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão e dirigido a profissionais do setor.

Ainda no primeiro dia, a partir das 20h, Rui Paula promete surpreender no “Jantar Pombalino” que este ano se realiza no Jardim do Cabo. O chefe de cozinha do restaurante duriense DOC, que entretanto detém mais espaços de restauração, inspirou-se nos tempos do Marquês de Pombal e criou um menu a três tempos que, entre outras criações, incluirá “consommé de perdiz da Coutada Real”, “cachaço de reco bísaro e puré de aipo da Casa Real”, “sopa de eucalipto com fruta”.

Pouco depois, pelas 21h30, a fadista Cuca Roseta estreia o palco da presente edição da VINDOURO. Às 23h, segue-se o concerto de outro nome bem conhecido do panorama musical português, José Cid. Tal como a generalidade das ações do programa, à exceção do “Jantar Pombalino”, a entrada nos concertos é livre. O ritmo final da noite será marcado pelas batidas da DJ Su.

O segundo dia de evento arranca pelas 10h, com novo workshop direcionado a profissionais. “Vinho: o mercado interno e o mercado canadiano”. Já com a prova livre a decorrer, das 14h às 20h, Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos da revista WINE – A Essência do Vinho, sugere “Vinhos do Douro para o dia a dia”. A noite de sábado será novamente de música, com os concertos de Zé Perdigão (21h30) e da Banda Índice (23h), terminando com a atuação da DJ Cherry Chick (2h).

Domingo, terceiro e último dia da VINDOURO, o Jardim da Devesa recebe, pelas 12h a Missa das Vindimas. No Salão de Exposições prosseguirá a prova livre com produtores (14h- 20h) e pelas 15h Manuel Moreira explica “Como harmonizar vinhos do Porto”. Às 16h30, o centro histórico da S. João da Pesqueira recua no tempo e presta homenagem ao Marquês de Pombal e ao contributo que essa figura ímpar da história portuguesa conferiu ao Douro, em novo “Desfile Pombalino”. O evento culminará com um leilão de vinhos generosos.

A VINDOURO – Festa Pombalina é uma organização do Município de S. João da Pesqueira, com produção da EV – Essência do Vinho, Cryseia e Beira Douro. O programa detalhado está disponível online, em www.vindouro.com .

 

 

 

 

José João Santos          

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub