RASTREIO DE GLAUCOMA NO PALÁCIO DO GELO shopping

por Rua Direita | 2015.03.13 - 11:33

Acção de sensibilização no próximo domingo, em Viseu 

*Patologia que pode causar cegueira afecta mais de 100 mil portugueses

 

O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, acolhe no próximo domingo um rastreio e uma acção de sensibilização promovidos pelo Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), no âmbito da Semana Mundial do Glaucoma. Os clientes e frequentadores do maior centro comercial da Região Centro terão assim a possibilidade de fazer o rastreio a uma doença que continua a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal. Segundo dados oficiais, estima-se que mais de 100 mil portugueses sofram de glaucoma, com previsível aumento da incidência devido ao envelhecimento da população no nosso país.

O Glaucoma, que afecta de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença progressiva do nervo óptico e que se não for tratada conduz à cegueira irreversível. Apesar de em Portugal não ter o mediatismo das cataratas ou da retinopatia diabética, o glaucoma representa um problema não só de oftalmologia mas também de saúde pública. É a segunda causa mundial de cegueira (cerca de 9 milhões de cegos por glaucoma em todo o Mundo) e a primeira causa de cegueira irreversível evitável. Estima-se que mesmo nos países desenvolvidos só cerca de 50% dos portadores de glaucoma sejam diagnosticados e tratados, porque a maioria dos doentes inicialmente não tem alterações visuais perceptíveis.

Ao associar-se a esta iniciativa, integrada nas acções de Responsabilidade Social, o Palácio do Gelo Shopping reforça o seu envolvimento junto da comunidade onde está implantado, contribuindo para difundir o alerta de um problema de saúde, cuja resolução depende do diagnóstico precoce.

 

 

NTeixeira

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub