Rally vinho do dão estreou-se em nelas a toda a velocidade com muita adrenalina á mistura

por Rua Direita | 2015.10.31 - 11:51

 

 

O Rally fez-se à estrada nos dias 24 e 25 de outubro no Concelho de Nelas onze anos depois. Com 42 participantes em prova, a dupla Carlos Fernandes/ Valter Cardoso sagrou-se campeã do Rally Vinho do Dão no Campeonato FPAK CENTRO, ao volante do seu Mitsubichi Evo VI e recebeu a Grande Garrafeira do Dão. No CRITÉRIO RALIS CENTRO a vitória foi entregue à dupla nelense Luís Borges/ José Figueiredo em Citroen Saxo.

Com vista a potenciar o produto Vinho do Dão e a sua Região Demarcada, da qual o Concelho de Nelas é o coração, e de dar a conhecer a beleza do território, a excelência dos produtos endógenos, a sua capacidade empresarial, a Câmara Municipal e o Clube Automóvel do Centro, têm vindo desde fevereiro a desenvolver este processo que culminou com a organização do Rally em Nelas, contando com o apoio dos patrocinadores CVR Dão, Quinta de Cabriz – Paço dos Cunhas – Dão Sul, Casas do Lupo e JC Automóveis.

Este evento contou também com o esforço institucional das Juntas de Freguesia de Nelas, Vilar Seco, Canas de Senhorim e a União de Freguesias Santar/Moreira, bem com das Corporações de Bombeiros de Nelas, Canas de Senhorim e Mangualde e ainda do Agrupamento de Escolas de Nelas.

A prova, cotada para o Campeonato FPAK de Ralis, Taça FPAK de Ralis e Critério de Ralis Centro teve início com as habituais verificações técnicas dos veículos no espaço requalificado da Lusovini seguido da apresentação dos mesmos no Parque Fechado instalado na Praça do Municipio. O Paço dos Cunhas – Santar foi o local eleito para a receção oficial aos participantes e convidados do Rally Vinho do Dão, privilegiando o convívio e troca de experiências entre os diversos players do evento.

O primeiro momento de competição decorreu com a SUPER ESPECIAL noturna, partida da Praça do Municipio e troço de competição entre a Biblioteca Municipal, Escola Fortunato de Almeida e Centro Escolar de Nelas. No domingo o espetáculo teve início no Troço Vilar Seco/ Quinta da Cerca seguindo-se Santar/Vinhas do Dão no período da manhã e Termas das Caldas da Felgueira no período da tarde com aproximadamente 10 kms cada.

O piloto Ricardo Moura vencedor do Campeonato Nacional de Ralis (CNR) em 2011, 2012 e 2013, foi o convidado especial desta prova, referindo que, foi com enorme prazer que aceitou o convite para participar no Rally de Nelas,  “apesar dos troços estarem difíceis e da tração alterar devido à chuva” realçando que os troços ganharam competitividade adicional e que o piso estava em “excelentes condições”, reforçando a vontade de regressar numa próxima oportunidade.

O Rally contou ainda com um programa de animação paralelo, tendo a “Official Rally Vinho Dão Party” a cargo dos DJ’S Gzyzzler, 2Mates e Rafanoise  “aquecido” as noites de 23 e 24 de outubro, no Espaço da Federação dos Viticultores do Dão.

A 1ª edição do Rally Vinho Dão terminou com um balanço bastante positivo, registando-se uma forte adesão quer ao nível de participantes, quer do público que acompanhou as provas durante os dois dias.  Está assim lançado o desafio à organização para no futuro continuar o trabalho desenvolvido com a forte ambição de tornar esta prova num Rally consagrado renascida que está a paixão nos munícipes do Concelho.

 

 

 

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub