Queijo Serra da Estrela à Chef impulsiona promoção concertada da região

por Rua Direita | 2015.04.21 - 12:08

Seis conceituados chefs reinventaram o queijo Serra da Estrela com propostas estimulantes
Workshop “Queijo Serra da Estrela da produção à mesa” uniu agentes da região no objectivo de valorizar este relevante produto

O evento “Queijo Serra da Estrela à Chef”, uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, em parceria com a Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, a ADD e a Visabeira Turismo cumpriu com enorme sucesso a valorização e promoção deste importante produto tradicional.

Durante a manhã, a visita à queijaria de Germil e à Queijaria da Casa da Ínsua, assim como ao Campo do Cardo, guiada por José Matias, responsável pela produção agrícola da Casa da Ínsua, foi muito importante, pois deu a conhecer a todos os participantes o processo de produção do queijo Serra da Estrela e todos os factores que devem ser valorizados, como sejam a utilização do cardo e a relevância da “Ovelhas Bordaleiras Serra da Estrela e Churra Mondegueira” e do pastoreio.

No Showcooking os chefes foram as estrelas do verdadeiro desfile gastronómico. Os seis chefs – Albano Lourenço, Francisco Siopa, João Rodrigues, Ljubomir Stanisic, Miguel Laffan e Vincent Farges – deliciaram os participantes com as suas magníficas sugestões gastronómicas produzidas com queijos Serra da Estrela. A criatividade de cada chef foi altamente elogiada por todos os participantes no Showcooking, pois cada chef escolheu uma mistura diferente e surpreendente de aromas e paladares que enalteceu o queijo Serra da Estrela e conquistou todos os presentes. Ao sommelier Rodolfo Tristão, coube a especial tarefa de sugerir a harmonização dos vinhos do Dão, com os pratos que estavam a ser servidos

No final do Show Cooking, o presidente da CM de Penalva do Castelo, Francisco Lopes de Carvalho, destacou a importância de diferenciar os produtos únicos da região e a certificação do queijo Serra da Estrela pois “valoriza a relevância da paisagem, dos pastos, das queijarias e das “Ovelhas Bordaleiras Serra da Estrela e Churra Mondegueira”.
José Morgado Ribeiro, presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, destacou a importância deste evento para “promover o sabor da região através de um produto de excelência”, e salientou a exclusividade de três produtos endógenos da região – queijo Serra da Estrela, maçã Bravo de Esmolfe e o vinho do Dão – que fazem toda a diferença na promoção turística da região.

Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, elogiou o evento por ter conseguido cumprir o objectivo de “fazer unir o território através da promoção de um produto endógeno”, e defendeu que estava lançado o desafio de “poder através do turismo acrescentar riqueza à região”

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, louvou o realce dado pelos Chefs nas suas sugestões, afirmando “este momento é o final da cadeia de valor” apoiado pela “cadeia da gastronomia”. No seu discurso sustentou que o queijo da Serra da Estrela é um produto nacional que deve ser promovido pois não tem igual.

O queijo continuou a ser o foco do programa da tarde, tendo o debate “Queijo Serra da Estrela: Da produção à mesa” conseguido reunir representantes do sector e especialistas, que concordaram e apresentaram várias sugestões com vista ao lançamento de uma estratégia concertada de promoção e valorização do queijo Serra da Estrela.

O dia acabou da melhor forma com uma sessão de prova-cega de Queijo Serra da Estrela promovida pelos produtores locais, acompanhada por vinhos da região.

Cavala , batata e Queijo Serra da Estrela

Ementa:

Amuse Bouche
Queijo da Serra da Estrela, morangos, beterrabas e vinagrete de avelã
Chef João Rodrigues

Entrada
Cavala, batata e Queijo da Serra da Estrela
Chef Ljubomir Stanisic

Peixe
Vieiras com creme de Queijo da Serra da Estrela
Chefe Miguel Laffan

Carne
Bochecha de porco, puré de batata com Queijo da Serra da Estrela
Chef Vicent Farges

Sobremesa
Leite creme com gelado de Queijo da Serra
Chef Albano Lourenço

Com o café
Bombom de Queijo Serra da Estrela
Chef Francisco Siopa

 

ICorreia

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub