Prevenção e alerta contra a Vespa do Castanheiro

por Rua Direita | 2016.04.26 - 09:28

 

 

O Ministério da Agricultura em colaboração com a Associação Portuguesa da Castanha (RefCast) estão a alertar os agricultores para o perigo da existência da Vespa das Galhas do Castanheiro. Caso observe sintomas desta praga, aconselha-se a comunicação, sem demora, aos Serviços Regionais de Agricultura mais próximos (Zona Agrária) ou, no caso do município de Moimenta da Beira o Gabinete Florestal da autarquia pelo e-mail gflorestal@cm-moimenta.pt ou pelo telefone 935 520 111.

 

A Vespa do Castanheiro é um inseto minúsculo, originário da China, que ataca as plantas do género da Castanea, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando assim a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, podendo conduzir ao declínio e morte dos castanheiros.

O inseto foi detetado na Europa (Itália) em 2002 e daí para cá já se expandiu a outros países, sendo os mais recentes a Espanha (Catalunha) e Portugal (Entre Douro e Minho) em 2014.

É atualmente considerada uma das pragas mais prejudiciais aos castanheiros em todo o mundo, e na Europa pode constituir uma séria ameaça à sustentabilidade de soutos, pomares e castinçais.

O seu contributo é importante!

 

Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub