Pode nevar na sexta e sábado, em Moimenta da Beira, mas antes vem a chuva e o vento forte

por Rua Direita | 2017.03.01 - 18:16

 

 

Os dados mais recentes mostram que o estado do tempo deverá registar um agravamento significativo no final da semana, mais concretamente entre o final de quinta-feira, dia 2, e a madrugada de sábado, dia 4. Os efeitos deverão fazer-se sentir-se na região de Moimenta da Beira, quer a nível de vento, quer a nível de precipitação, que poderá ocorrer sob a forma de neve. A previsão é da “Ibermeteo”.

Quanto à precipitação, espera-se que esta seja por vezes forte, em especial na noite/madrugada de sexta-feira para sábado. Neste período, os acumulados de precipitação podem rondar/superar os 10 a 15mm em intervalos de até 3horas. Esperam-se ainda acumulados relativamente elevados em 24horas, desde o final do dia de quinta até à madrugada de sábado, que podem aproximar-se/rondar os 30 a 40mm.

A nível de vento, espera-se que este sopre por vezes forte, em especial na noite/madrugada de quinta para sexta-feira e depois na noite/madrugada de sexta-feira para sábado. No primeiro evento, os valores de rajada máxima podem já aproximar-se/rondar os 70 a 80km/h. No segundo evento os valores de rajada máxima podem ainda ser mais elevados, podendo aproximar-se/rondar os 90 a 100km/h, podendo tal ser mais provável nas zonas montanhosas da região, como Alvite, S. Torcato, Peravelha, Caria, S. Martinho e Serra de Leomil.

Especial referência ainda para a previsão de queda de neve durante sexta-feira e primeira parte do dia de sábado. A ocorrência de neve com acumulados no solo deverá verificar-se acima de cerca dos 800/850m de altitude durante sexta-feira, embora na madrugada de sábado a cota de neve possa baixar para cerca de 600/700m de altitude. Deste modo espera-se ocorrência de neve com acumulados nas zonas mais altas do concelho (que podem já ser algo significativos), em especial em Caria, Peravelha, Alvite, S. Martinho, S. Torcato e sobretudo, Serra de Leomil. Na madrugada de sábado não será ainda de excluir a possibilidade de queda de neve em zonas do concelho a cotas mais baixas, podendo inclusivamente tal verificar-se no centro da vila.

 
Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub