“Pinóquios e Geppettos – não se mente sozinho”

por Rua Direita | 2017.01.21 - 14:08

 

2ª Sessão do projeto “Famílias Incríveis”

Os filhos são o reflexo dos valores, dos afetos, das atitudes transmitidos pela família, sendo que o título da apresentação de sexta-feira passada “Pinóquios e Geppettos – não se mente sozinho” faz todo o sentido.

Tal como habitualmente, a presença dos pais foi muito participativa, evidenciando-se o quanto a mentira é uma preocupação de todos os envolvidos na educação de crianças e adolescentes.

A família é por excelência o lugar de desenvolvimento e das aprendizagens das crianças e adolescentes, onde se interioriza o saber-ser; o saber-estar e o saber-fazer. Logo, é o melhor recurso para regular e corrigir comportamentos associados à mentira.

Foi nesse sentido, que Alzira Albuquerque, psicóloga clínica da equipa de psiquiatria da infância e adolescência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, referiu as características das várias fases desenvolvimentais, bem como estratégias a usar de acordo com a idade e maturidade da criança e do adolescente, face a comportamentos de não verdade.

 

ATG

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub