Óscares de canoagem no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa

por Paulo Neto | 2017.02.15 - 11:22

Medalhados olímpicos no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa

PORTUGAL RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ CERIMÓNIA DOS ÓSCARES DA CANOAGEM

 

Prova desportiva Nelo Winter Challenge 2017 com mais de três centenas de atletas, provenientes de vários países europeus

 

O Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa recebe, no próximo dia 18 de fevereiro, às 18 horas, a cerimónia dos “World Paddle Awards 2016”, considerados os “óscares” da canoagem a nível mundial. Estes prémios são dirigidos a uma vasta comunidade que trabalha nesta área, distinguindo atletas, treinadores, voluntários, órgãos de comunicação social e organizadores de eventos, refletindo ainda a enorme diversidade de modalidades que a canoagem alberga. Os vencedores em cada categoria recebem o “The Golden Paddle” (Remo de Ouro), um troféu que representa aquilo que afinal une todas estas modalidades. A votação é feita pelos membros da “WPA Academy” e pelo público, que designam os vencedores em sete categorias.

Em disputa estão os prémios de Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminina, Melhor Atleta Masculino e Feminino em ano Olímpico, Prémio Fundação, Prémio Indústria Profissional, Prémio Carreira, Prémio Média e Prémio Revelação Jovem. O voto dos membros da “WPA Academy” vale 50 por cento, sendo a outra metade da responsabilidade  do público em geral, a partir da soma dos likes e referências do Google +, que cada candidato recebe online.

Os “World Paddle Awards” foram criados pelo facto de não haver nenhum evento que celebrasse não só o esforço de muitos homens e mulheres em prol da modalidade, mas também para distinguir os seus feitos desportivos mundo fora. A “academia” é constituída por algumas das mais relevantes figuras da modalidade e tem como princípio usar o desporto para promover uma mudança positiva, no que diz respeito à união das diferentes disciplinas e culturas da canoagem.

O evento é também, ao mesmo tempo, uma forma de promover e dar visibilidade à modalidade, um esforço que se iniciou com a plataforma digital sportscene.tv, que em dois anos se transformou no maior website a efetuar a cobertura intensiva da canoagem nas suas mais variadas vertentes. Os “World Paddle Awards” constituem, assim, uma extensão lógica deste sucesso, colocando a canoagem numa montra privilegiada no mercado global de desporto.

A decorrer pela primeira vez em Portugal, depois de já terem passado por Augsburg (Alemanha) e Barcelona, a terceira edição dos “World Paddle Awards” é  o corolário de um trabalho que tem vindo a ser feito no Nelo Training Center, na Barragem da Aguieira e no Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa, considerado a referência mundial em termos de centro de treinos na área da canoagem, fruto das condições naturais que apresenta e das infraestruturas de qualidade superior que proporciona aos atletas, muitos deles medalhados olímpicos.

O evento do dia 18 de fevereiro conta, ainda, com o apoio da Nelo, o maior fabricante mundial de canoas e uma referência incontornável para todos aqueles que praticam a modalidade.

 

Nelo Winter Challenge 2017

No mesmo dia do “World Paddle Awards”, a Barragem da Aguieira será palco do “Nelo Winter Challenge 2017”, uma competição de inverno que reúne os melhores canoístas de todo o mundo. O evento receberá três centenas de atletas, alguns dos quais medalhados olímpicos, provenientes de vários países da Europa, que terão, também,  a oportunidade de visitar o concelho de Mortágua e outros locais de interesse turístico da Região Centro.

O “Nelo Winter Challenge” acolhe duas provas, um contra-relógio de 1500 metros e um torneio de 150 metros sprint. No contra-relógio os atletas partirão com um minuto de intervalo e os vencedores serão os mais rápidos em cada categoria. Para a prova de 150 metros, os atletas participam em rondas eliminatórias até  à grande final.

 

 

PROGRAMA – 18 DE FEVEREIRO

09h00 – Prova de 1500 metros

12h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

13h00 – Almoço

14h00 – Prova de 150 metros

17h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

18h00 – The World Paddle Awards 2017

 

NOMEADOS

Atleta Masculino: Aniol Serrasolses (ESP), Curtis McGrath (AUS), Hank McGregor (RSA)

Atleta Feminina: Emma Wiggs (GBR), Erin Bastian (GBR), Renata Csay (HUN)

Atleta Masculino e Feminino em ano Olímpico: Sebastian Brendel (GER), Peter and Ladislav Skántar (SLO), Maralen Chourrant (ESP), Danuta Kozak (HUN)

Prémio Carreira:  Finn Larsen (DEN), John Edwards (CAN), Paul Owen (GBR)

Prémio Fundação: Jessie Stone (USA), Mike Dawson (NZL), Rok Rozman (SLO)

Jovem Revelação: Klaudia Zwolinska (POL), Nadezhda Makarchenko (BEL), Sage Donnelly (USA)