Orquestra Cultural do Centro divulga “kora” em documentário e concerto

por Rua Direita | 2014.07.18 - 15:04

 

 

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) apresenta sábado, 19 de Julho de 2014 pelas 17h30, em Coimbra, um documentário e concerto de kora, um dos mais importantes instrumentos musicais da África Ocidental.

O evento, marcado para as 17h30 no Pavilhão Centro de Portugal, sede da OCC, em Coimbra, contará com a presença do tocador de kora Braima Galiss.

O kora, ou corá, é um instrumento musical, uma espécie de harpa, com 21 cordas.

Braima Galiss, natural da Guiné-Bissau, é compositor, instrumentista e professor de kora.

A atuação de instrumentista guineense insere-se na apresentação do documentário KORA, de Jorge Correia de Carvalho. com a presença do tocador de Kora Braima Galiss

 

SINOPSE:

Na ficha de catalogação do Museu Nacional de Etnologia de Lisboa resume-se o invulgar objeto mas não se faz ouvir o seu som e toda a história, misticismo, querelas geográficas e percurso etnográfico de um dos mais importantes instrumentos musicais da África Ocidental. O kora é tão importante para esta região africana quanto desconhecido por nós, ocidentais. E enquanto um dos mais importantes repositórios destas culturas, a sua importância continua a ser transmitida pela oralidade, pela palavra do djidiu.

Motivo de orgulho de nações que nasceram de tribos sem fronteiras, existem discrepâncias sobre a origem deste instrumento, com os diferentes países a reclamarem-no como seu. Mas é durante o apogeu do Reino de Kaabú que muitas das lendas sobre a invenção do kora se cruzam. E Kansala, a cidade berço deste imponente reino, localizava-se numa área que atualmente pertence à Guiné-Bissau.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub