Ordem dos Enfermeiros no ciclo de conferências Saúde Sem Fronteiras, na Guarda

por Rua Direita | 2014.05.19 - 13:48

Uma abordagem às doenças oncológicas inicia a 22 de maio na Guarda o 10º Ciclo de Conferências Saúde Sem Fronteiras, organizado pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI) em colaboração com a Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE).

O evento, que teve a sua primeira edição em 2004, decorre até 4 de dezembro na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, e conta ainda com o envolvimento das universidades de Coimbra e Salamanca, Ordem dos Médicos, Escola Superior de Saúde da Guarda – IPG e Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.

Pretende contribuir para a formação, qualificação e reforço das competências das pessoas e das organizações, na transferência de conhecimentos e divulgação técnica e científica, bem como para a discussão e debate de temas pertinentes aos processos de desenvolvimento individual e das comunidades envolvidas, explica o Enfº Hélder Lourenço, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Centro da OE.

A 22 de Maio o evento abre com a conferência «Doenças Oncológicas – Prevenção, Diagnóstico e Terapêuticas», tendo como oradores José Nascimento Costa e Emílio Fonseca, respetivamente professores da Universidade de Coimbra e Universidade de Salamanca (Espanha).

O ciclo prossegue a 19 de junho com a conferência «O Sal do dia-a-dia», com a participação dos professores universitários Ángel Sánchez Rodríguez (Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca) e Manuel Teixeira Veríssimo (CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

«Optimismo precisa-se», a 9 de outubro, tem como principais intervenientes os docentes Manuel Santos Rosa (Departamento de Imunologia – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) e Gloria Bueno (Departamento de Psicología – Faculdade de Medicina – Universidade de Salamanca).

A 6 de novembro são conferencistas de «Com dor» Clemente Muriel Villoria (Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca) e Maria João Vidigal Ferreira (Serviço de Cardiologia do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

O 10º Ciclo de Conferências Saúde Sem Fronteiras encerra a 4 de dezembro com «Doenças Autoimunes – Um mundo ainda por descobrir». Nesta conferência participam os professores Lélita Santos (CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e Javier Laso Guzmán (Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca).

A SRC da Ordem dos Enfermeiros dará o seu contributo nas duas últimas conferências, por serem consideradas «temáticas pertinentes e muito importantes para a população». Para  «Doenças Autoimunes – Um mundo ainda por descobrir» já se encontra designado o enfermeiro Ricardo Ferreira.

«A Enfermagem tem neste espaço uma enorme janela para contribuir decisivamente para a defesa da qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações, de uma forma preventiva, mas também curativa, quer através de linhas de orientação, quer no debate que é realizado com os técnicos de saúde presentes», conclui o Enfº Hélder Lourenço.

 

A inscrição nas conferências é gratuita, mas obrigatória para a emissão de certificado.

Informações e inscrições: Centro de Estudos Ibéricos

Inscrições online em: www.cei.pt

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub