Orçamento de cerca de 25 milhões de euros com forte aposta no domínio social, na promoção da qualidade de vida e na atratividade empresarial

por Renata Aguiar | 2015.10.31 - 11:54

 

 

O executivo camarário do Município de Tondela aprovou hoje, dia 30 de outubro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2016, num valor que ronda os 25 milhões de euros.

O orçamento apresentado espelha o esforço de rigor, exigência e equilíbrio orçamental, valores que têm norteado as decisões económico-financeiras deste executivo.

A apresentação e construção do Orçamento e das Grandes Opções do Plano para 2016 ocorrem num período de grandes incertezas e insegurança em relação à estabilidade política dos próximos meses.

Os vereadores do Partido Socialista reconheceram o esforço e a ambição que estes documentos espelham. Contudo, o seu sentido de voto foi a abstenção pelos mesmos poderem conter um conjunto de incertezas relativamente ao seu grau de execução.

O Presidente do Município reiterou o sentimento de imprevisibilidade associado à situação política do país com consequências na ação macroeconómica e eventual impacto negativo na captação de investimento externo.

No entanto, o autarca reafirmou o sentido liderante e a ambição que este documento representa, visando a promoção da qualidade de vida das pessoas, a intervenção no domínio social, seja no apoio às famílias, seja no apoio ao movimento associativo recreativo, cultural, social e humanitário.

Destaca-se ainda a intervenção no domínio fiscal onde não só se manterá o IMI na taxa mínima, como haverá apoio a famílias com maior expressão de dependentes, reforçando-se, de igual forma, as políticas centradas na ação social escolar e na promoção de projetos educativos e desportivos que visam a coesão social.

Por outro lado, as linhas apresentadas prosseguem uma estratégia de incentivos de proximidade numa intervenção de colaboração e solidariedade com as Juntas de Freguesia do concelho.

Ainda se destaca o investimento na ampliação e beneficiação de zonas de localização empresarial, o que se apresenta como relevante para acolher novos projetos de investimento, geradores de mais postos de trabalho e riqueza económica.

Num quadro que continua a ser de grandes restrições orçamentais, e ainda sem estarem estabilizados alguns dos montantes a contratualizar no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, ou abertas as respetivas candidaturas que suportem os investimentos elegíveis, o Município de Tondela apresentou um Plano de Atividade e Orçamento para 2016 que evidencia a determinação de continuar a transformar desafios em oportunidades com vista a reforçar a construção de uma região moderna, próspera, atrativa, de crescimento sustentado, de bem-estar e liderante.

ATGomes