Objectos Experimentais

por Rua Direita | 2016.12.03 - 15:23

No próximo dia 7 de Dezembro pelas 15h30 inaugura a segunda edição dos “Objectos Experimentais” no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu.

Com a coorganização do Município de Viseu no âmbito do programa Viseu Terceiro, este é um projecto que tem foco na criação de objectos artísticos interactivos, cultivando a aproximação entre as peças de arte e o seu público imediato.
Procurando a cada edição estabelecer pontes entre formas diferentes de pensar e fazer dentro da arte contemporânea, esta edição dedicou-se ao diálogo com a criação literária. Partindo de um universo autoral específico, da escritora Joana Bértholo, desenvolveram-se objectos – e dinâmicas com esses objectos – que, por sua vez, voltaram a influenciar os textos e que, por sua vez, voltaram a inspirar as máquinas, num sistema mútuo e complementar de reverberação. As máquinas instaladas no jardim do parque Aquilino Ribeiro são criações dos artistas João Dias e Steven Barich e uma extensão destes textos, e estes textos são uma extensão das máquinas instaladas no parque.
A máquinas e livro com os textos poderão ser experimentados no Parque Aquilino Ribeiro entre 7 e 11 de Dezembro.

img_6123r
O projeto “Objectos Experimentais” surge em 2015 e durante todo esse ano, desafiou artistas contemporâneos a construir “objectos” interactivos de cariz mecânico e/ou tecnológico na cidade de Viseu. Cada artista convidado ficou em residência aberta, durante duas semanas, no espaço experimental da Galeria Saguão onde, diariamente, os visitantes puderam acompanhar a evolução e construção das obras. Todos os “objectos” foram pensados para ser inaugurados em espaços públicos no centro histórico de Viseu, onde foram posteriormente instalados, “encenados” e apresentados ao público.

Já em 2016, uma exposição na Quinta da Cruz patente durante três reuniu o trabalho dos seis artistas permitindo o cruzando de linguagens e abrindo a experiência ao público que não esteve oportunidade de visitar as obras in loco.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub