“Obesidade” e “Gestão Associativa” em debate no 4.º Fórum Desporto em Tondela

por Rua Direita | 2014.03.25 - 21:20

O município de Tondela entende que no desporto, como no associativismo, é fundamental proporcionar momentos de reflexão, de partilha de experiências e conhecimentos, de confronto de ideias, visando a aprendizagem e a definição de novas estratégias que permitam uma motivação acrescida e, assim, mais qualidade e mais sucesso.

Neste sentido, a organização do 4.º Fórum Associativo de “desporto, saúde e qualidade de vida”, realizado no passado dia 22 de março, insere-se nesses mesmos objetivos, perspetivando novas dinâmicas no seio dos projetos que o município desenvolve mas, também, no meio associativo que necessita destes momentos de reflexão e aprendizagem para melhorar a oferta associativa que disponibiliza às suas populações.

Foi neste princípio comum, de aprendizagem mútua, que se realizou mais uma iniciativa do Gabinete de Desporto do município de Tondela. O Fórum Associativo foi orientado para o debate de questões ligadas ao exercício físico e saúde, tendo por base os projetos “Saúde em Dia” e CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, que se posicionam como ofertas desportivas fundamentais para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos cidadãos do nosso Concelho.

A sessão de abertura foi dirigida pelo Dr. Miguel Rodrigues na qualidade de Vice-presidente e Vereador do Pelouro do Desporto do Município. Após as boas-vindas a todos os presentes, relevou a missão do Município na promoção da qualidade de vida e bem-estar dos seus munícipes. Salientou a oportunidade e o interesse deste Fórum para todo o Movimento Associativo do Concelho e agradeceu a todos os intervenientes, por se terem associado a esta iniciativa. De seguida foram apresentados, pelos especialistas convidados, os temas programados. Perante uma sala bem composta e com um público muito heterogéneo, desde Técnicos dos projetos “Saúde em Dia” e CMMCTnd, a docentes das mais variadas áreas, nutricionistas, dirigentes e colaboradores associativos, estudantes, utentes dos projetos municipais e outros interessados, totalizando 104 inscritos. Sobressaía uma plateia composta por um significativo número de jovens, o que traduz a importância destes temas no seio da juventude e a sua crescente envolvência nas Associações e projetos concelhios.

O tema da obesidade, moderado pela Enfermeira Ana Cardoso (Técnica do CMMCTnd) e debatido no primeiro painel, deu-nos a conhecer uma realidade muito dura neste domínio, especialmente ao nível dos mais jovens. Neste contexto, apresentaram as suas intervenções a Prof.ª Ana Antunes da Escola Secundária de Molelos, em representação do Agrupamento Cândido de Figueiredo, a Prof.ª Doutora Maria Paula Santos da FADE-UP (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), o Dr. Mário Silva, presidente da APCOI-Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, e a Prof.ª Ana Costa, a desempenhar funções no CMMCTnd.

O CMMCTnd encontra-se a desenvolver o projeto “Andar na Linha”, pois os números são muito preocupantes nas faixas etárias mais tenras e, também por isso, se entendeu avançar com este grupo de risco, numa parceria entre o CMMCTnd, a Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo de Tondela.

O objetivo é ir ao encontro das crianças obesas ou com elevado índice de massa corporal, procurando contribuir para uma maior consciencialização do perigo que correm e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes oportunidade de poderem atenuar ou resolver os seus casos através da prática de exercício físico regular e acompanhado. O propósito é incutir a prática em família, de forma lúdica e, ao mesmo tempo, terem acompanhamento de um Nutricionista e uma ligação forte ao seu médico, solicitando-se à sua família uma cumplicidade plena no acompanhamento e envolvência no programa.

Já no segundo painel, moderado pelo Prof. Márcio Santos (Vice-presidente da FAJUVIS-Federação das Associações Juvenis Viseu), o tema dirigia-se ao Movimento Associativo. Neste painel foram abordados temas relacionados com a gestão das associações, o impacto da organização de eventos desportivos e questões contabilísticas. Os oradores foram o Prof. Doutor Pedro Raposo, docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, o Presidente da FAJUVIS-Federação das Associações Juvenis Viseu, Júlio Pacheco e o Dr. Joel Luz, colaborador da FNAJ e FAJUVIS.

Neste quadro, foi salientado o papel do GAMA-Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo, instalado na Biblioteca Municipal Tomás Ribeiro em Tondela, que faculta apoio direto a todos os interessados e, através de um conjunto de aplicações informáticas disponíveis na página eletrónica da FAJUVIS, permite uma gestão mais rigorosa das questões contabilísticas e fiscais dispondo, ainda, de ficheiro de sócios e de outros produtos fundamentais para um melhor funcionamento do Movimento Associativo.

Os trabalhos foram concluídos com uma intervenção final do Presidente do Município, Dr. José António de Jesus. Após um dia intenso em iniciativas no Concelho, o Presidente do Município dirigiu-se aos presentes agradecendo os contributos que trouxeram a Tondela e ao Fórum Associativo. Deixou clara a intenção do Município continuar a apoiar iniciativas que tragam valor acrescentado às nossas comunidades.

Recordando o período difícil que se está a viver, deixou a convicção de que, nesse contexto, estão a revelar-se sentimentos de enorme significado social, traduzindo uma grande envolvência de valores familiares e solidários que a sociedade deve aproveitar para se reencontrar. Neste quadro, o município desenvolve um conjunto de iniciativas que visam uma maior proximidade com os cidadãos indo ao encontro das suas necessidades e dos seus anseios. Neste domínio, relevou o excelente trabalho que tem sido feito no CMMCTnd e no programa de combate ao sedentarismo, “Saúde em Dia”, onde os cidadãos encontram uma forma de melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

“É, também, pelo apoio direto aos nossos Dirigentes Associativos e aos seus projetos locais, que o Município pretende chegar às populações e assim, também por esta via, contribuir para um Concelho mais solidário e com mais qualidade de vida”, concluiu o Presidente do município.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub