«O SEGREDO DE COIMBRA»

por Rua Direita | 2016.06.21 - 15:55

 

 

 

O livro de banda desenhada “O Segredo de Coimbra”, da autoria de Étienne Schréder, agora reeditado, vai ser apresentado na próxima quarta-feira, 22 de junho, pelas 15 horas, no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), seguindo-se a inauguração  de uma exposição com o nome da obra.

A apresentação, que conta com a presença do autor Étienne Schréder, estará cargo de João Ramalho Santos, João Miguel Lameiras e José de Freitas.

A reedição deste livro de banda desenhada coincide com as comemorações dos 726 anos da Universidade de Coimbra: 726 anos passaram desde a assinatura do Scientiae thesaurus mirabilis. Graças ao Rei D. Dinis, o documento fundador da UC já continha em si a palavra CIÊNCIA.

Esta nova edição inclui um conjunto de textos de apoio adicionais, bem como uma história inédita em álbum inspirada pela mesma temática, desenhada por Étienne Schréder, com argumento de João Ramalho Santos e João Miguel Lameiras.

A história de “O Segredo de Coimbra” passa-se em 1774. A UC teve a sua reforma em 1772, no âmbito da qual foi criado o Gabinete de Física Experimental que serviu de inspiração a esta história de ficção.

D. Rafael, por recomendação do seu Mestre, vivia rodeado dos belos instrumentos científicos que hoje podemos visitar no Gabinete de Física da UC. Neste livro encontramos, entre outros, o banco de ótica, o centauro de Vandelli, o modelo de arcos de ponte, a anamorfose do fumador e o equilibrista, que se encontram no Gabinete de Física da UC, classificado como Sítio de Interesse Histórico pela Sociedade Europeia de Física.

Já Roland Buisen, o Doutor em Leis que nesta história vem de Charleroi para Coimbra guiado por uma gravura misteriosa do Século XVIII, conduz o nosso olhar pelas ruas da Alta de Coimbra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2013. Seguindo os seus passos encontramos o Largo da Feira, a fachada da Sé Nova, a entrada e a escadaria principal do Colégio de Jesus.

 

 

Cristina Pinto

UC• Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub