“O que foi a Presença? Uma leitura a 90 anos de distância”

por Rua Direita | 2019.01.29 - 19:29

 

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves recebe a exposição “O que foi a Presença? Uma leitura a 90 anos de distância”, da autoria do Centro de Estudos Regianos. A mostra estará patente em Mangualde entre 4 de fevereiro e 2 de março.

O que foi a Presença? Uma leitura a 90 anos de distância” é uma exposição itinerante composta por 16 painéis individuais. Foi organizada pelo Centro de Estudos Regianos e integrou, em 2017, a programação preparada pela Câmara Municipal de Vila do Conde para as comemorações dos 90 anos do lançamento da revista “Presença – Folha de Arte e Crítica”.

 

A mostra revela-se de elevada importância para a divulgação do pensamento e da estética, em termos literários, daquela época, com ideias muito próprios sobre o pensamento humano em termos artísticos. Importa referir que a publicação da revista “Presença” marcou, de forma permanente, a História do modernismo em Portugal. A revista foi lançada em Coimbra, a 10 de março de 1927, por José Régio, Branquinho da Fonseca e Gaspar Simões, tendo sido publicados 54 números até à sua extinção, em 1940.

Essencial para divulgar em Portugal autores estrangeiros, como Proust, Ibsen, Dostoiesvky, Jorge Amado ou Cecília de Meireles, contou ao longo dos 13 anos de existência com a  colaboração de grandes nomes da cultura portuguesa, como Edmundo de Bettencourt, António Navarro, Casais Monteiro, Júlio Maria dos Reis Pereira (conhecido por Júlio, enquanto artista plástico, e por Saúl Dias, enquanto poeta), Miguel Torga, Irene Lisboa,  João Gaspar Simões, Mário Eloy, Arpad Szenes e Vieira da Silva, Almada Negreiros e Sarah Afonso,  entre outros.

 

A exposição será complementada por uma mostra bibliográfica com livros e artigos de publicações periódicas pertencentes ao fundo bibliográfico da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, gratuitamente.

 

 

 

 

 

Sofia Monteiro

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub