“No Trilho dos Naturalistas” no Doclisboa 2016

por Rua Direita | 2016.10.22 - 13:58

“No Trilho dos Naturalistas” no Doclisboa 2016

 

Os quatro filmes da série “No Trilho dos Naturalistas”, coordenada por António Gouveia, Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), vão ser projetados durante o Doclisboa, entre 23 e 30 de outubro, para a apresentação do SCI DOC, Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa.

Este novo festival é organizado pela Ciência Viva e a EuroPAWS e produzido pela Apordoc, e decorrerá em Lisboa no mês de Dezembro.

“No Trilho dos Naturalistas” é uma série documental efetuada por cinco realizadores portugueses, que tem como ponto de partida a história das expedições botânicas em África, realizadas por naturalistas da Universidade de Coimbra desde o século XVIII.

Ao longo de quatro episódios, esta série, produzida pela TERRATREME em parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, conduz-nos por Angola, Moçambique e São Tomé e pelo legado produzido pelas Viagens Filosóficas e fala-nos sobre a diversidade e a ecologia das plantas nos distintos países, o funcionamento dos ecossistemas tropicais e as relações dos seres humanos com o ambiente.

 

As sessões dedicadas a Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe decorrem, respetivamente, nos dias 23, 28 e 29 de Outubro, sempre às 11 horas, na Sala 3 do Cinema São Jorge. A última sessão, dedicada às Viagens Philosophicas é exibida às 19 horas de 30 de outubro, na Sala M. Oliveira, também no São Jorge.

 

DATAS DAS SESSÕES

23 OUT / 11.00, SÃO JORGE – SALA 3
No Trilho dos Naturalistas – Moçambique
João Nicolau / 60’

28 OUT / 11.00, SÃO JORGE – SALA 3
No Trilho dos Naturalistas – Angola
André Godinho / 58’

29 OUT / 11.00, SÃO JORGE – SALA 3
No Trilho dos Naturalistas – São Tomé e Príncipe
Luísa Homem, Tiago Hespanha / 59’

30 OUT / 19.00, SÃO JORGE – SALA M. OLIVEIRA
No Trilho dos Naturalistas – Viagens Philosophicas
Susana Nobre / 50’

 

 

Cristina Pinto

AI – UC – Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub