Nelas – Ministro da Economia no 3º Seminário de Empreendedorismo

por Rua Direita | 2016.05.05 - 08:27

 
 

 

Pelo 3º ano consecutivo, decorreu durante o dia de ontem no Edifício Multiusos de Nelas o Seminário de Empreendedorismo- Inovação, Formação e Criação de Emprego, um encontro que apresentou diversos casos de sucesso, resultados e oportunidades em matéria de empreendedorismo, na presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral que congratulou as empresas do Concelho que primam pela excelência, diferenciação e dinamismo, factores fundamentais para vencer e conquistar mercados internacionais. Referiu ainda que o sucesso das empresas passa por uma estratégia de formação e valorização de recursos humanos, inovação tecnológica e parcerias, características bem evidentes nas empresas concelhias. Na sequência da visita a Santar, o Ministro enalteceu o projecto “Santar, Garden Village” exemplo ímpar de união entre as pessoas da terra que colaboram com empenho e dedicação num projecto comum que valoriza todo um patrimonial e identidade local e cultural.

O Presidente da Câmara Municipal de Nelas apresentou a Estratégia de Desenvolvimento Económico e Industrial de Nelas para os próximos 10/20 anos, tendo reforçado a ideia da necessidade de potenciar a cultura empresarial local, que neste momento assenta em 264 empresas, 12 mil hectares de área agrícola, dos quais mil são dedicados ao cultivo de vinha, e no turismo que dispõe de 750 camas, posicionando o Concelho na vanguarda dos Municípios que fazem parte da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, ocupando o terceiro lugar em termos de oferta hoteleira. Destacou ainda a disponibilidade da Câmara Municipal para desenvolver projectos no âmbito do Quadro Comunitário para alargar zonas de acolhimento industrial, criando fortes alicerces para a implantação de novas empresas que fortaleçam o tecido industrial local.

Seguiu-se a assinatura do Protocolo “Formação Profissional & Empregabilidade” entre a Câmara Municipal de Nelas e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, representado pelo Delegado Regional, António Alberto Costa, que visa a implementação e instalação de uma extensão do Centro de Formação Profissional de Viseu, constituindo um Pólo de Formação na Zona Industrial I de Nelas, integrado na estratégia de desenvolvimento económico industrial do Concelho de Nelas. O Pólo de Formação terá como finalidade a realização de acções de formação profissional necessárias e adequadas ao desenvolvimento sustentado quer do tecido económico, quer das habilitações e competências profissionais da população instalada na zona envolvente.

 

O Seminário prosseguiu com a assinatura do Protocolo “Empreendedorismo Criativo e Tecnológico”, entre a Câmara Municipal de Nelas e o Instituto Politécnico de Viseu, representado pelo Presidente Eng. Fernando Sebastião. Com o presente Protocolo, o Município de Nelas pretende promover a cooperação institucional com o IPV, no sentido de criar mecanismos e dinamizar apoios estruturais ao empreendedorismo criativo e tecnológico, prosseguindo o IPV com os seguintes fins: a realização de investigação científica e a cooperação institucional numa perspectiva de valorização recíproca, nomeadamente através da investigação aplicada e da prestação de serviços à comunidade; a valorização social do conhecimento e a sua transferência para os agentes económicos e sociais como motor de inovação e mudança e ainda a conservação e divulgação do património científico, cultural e artístico.

No segundo Painel, Mário Mouraz CEO do Climber Hotel, oriundo de Canas de Senhorim, falou sobre a sua experiência pessoal como exemplo de empreendedorismo quando criou a sua Startup no âmbito do Projeto Startup Lisboa, ambicionando alcançar mercados internacionais.

Evidenciando a diversidade do Ecossistema Económico Industrial de Nelas, assim como exemplos de Estratégias bem-sucedidas de crescimento empresarial, apresentaram-se testemunhos de Nelas para a Região, para o país e para o mundo, pelas empresas Borgstena, Movecho, Faurécia, QBeiras e Officelan, empresas reveladoras da diversidade, dimensão e sectores de actividade, presentes no tecido económico-industrial de Nelas que juntamente com outras excelentes referências têm criado as condições para ocuparmos a posição de liderança de criação de emprego na região.

Ainda do Programa fez parte a visita do Presidente da Câmara e Ministro da Economia às instalações de três empresas de sucesso, Borgstena Têxtil, Movecho e Faurécia, instaladas no Concelho de Nelas.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub