Nelas – Junho em Festa

por Rua Direita | 2016.06.10 - 15:24

 

 

No corrente mês, o Município de Nelas promove a iniciativa “Junho em Festa” que reúne um vasto programa de atividades que certamente trará às ruas muita vida, cor, alegria e animação.

Em mês de Santos Populares, a Câmara Municipal de Nelas, em colaboração com as Associações do Bairro da Igreja, Cimo do Povo, Paço, Rossio, Comissão de Festas de Sto. António da Lapa do Lobo, Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim, Nelas e Lapa do Lobo e Bombeiros Voluntários de Nelas, promove uma agenda completa de iniciativas e festividades, uma aposta forte na promoção da cultura e associativismo local.

De 09 a 12 de Junho, em Canas de Senhorim, nas Piscinas da Freguesia, decorre o evento “Canas em Movimento”, iniciando-se com o Sarau dos Alunos do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, seguindo-se um baile com a atuação do Grupo Oxygenius (dia 10, às 21h00), “Jogos sem Peneiras” (dia 11, pelas 21h00) e uma noite de música anos 60/70, com a actuação do Pablo Panchica & Acompanhantes (dia 12, às 22h00).

No dia 10, o Município de Nelas e a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim promovem uma Homenagem ao Dr. António Pêga, médico e ilustre cidadão da terra, homenageando-o com a atribuição do seu nome a uma rua da Vila de Canas de Senhorim, adjacente à Rua da Estação e com ligação ao espaço da Feira Mensal. O Descerramento da Placa de Atribuição de Nome tem lugar pelas 17h00, sendo precedida por uma arruada pelos Bombos do Paço e três Bandas do Concelho (Sociedade Musical 2 de Fevereiro, de Santar, Associação Filarmónica de Vilar Seco e Sociedade Musical Santo António de Carvalhal Redondo) e com a actuação do Grupo Coral Canto e Encanto, de quem o Dr. António Pêga foi um dos fundadores.

Numa organização da Comissão de Festas de Sto. António da Lapa do Lobo, decorre dia 11 as Festas de Santo António na Lapa do Lobo com a actuação o Grupo “Cordas e Cantos” pela Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, seguida das Marchas de Santo António, com coreografia no Terreiro das Almas, fogo-de-artifício e Arraial pela “Paracetamole Band”.

Em Noite de Santo António, dia 12, a Marcha do Bairro da Igreja desfila pelas ruas da Vila de Nelas por volta das 21h30, com a participação também da Marcha do Cimo do Povo, culminando num arraial com sardinhada, no Largo de Santo António.

No dia 23, as Marchas das quatro Associações que celebram os Santos Populares (Bairro da Igreja e Cimo do Povo em Nelas e Paço e Rossio em Canas de Senhorim) desfilam e dançam nas respectivas freguesias, pela noite de São João, que em Nelas termina com um arraial e uma Sardinhada, organizada pela Câmara Municipal de Nelas e com o patrocínio do Intermarché de Nelas, sendo a animação musical garantida pelo Grupo Soma e Segue.

Ponto alto das Comemorações é o dia 24, Dia do Município com as celebrações do 96º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas, que tem início com o hastear da Bandeira, seguindo-se um desfile apeado, condecorações a Bombeiros, bênção de 4 veículos de socorro e missa e romagem ao Cemitério de Nelas para homenagem aos Bombeiros, Directores e Associados já falecidos.
Às 16h00, na Estrada Velha, entre Nelas e Carvalhal Redondo, o Presidente da Câmara, Dr. José Borges da Silva, na presença do Ministro do Ambiente, Dr. João Pedro Matos Fernandes, apresenta os Grandes Projectos para o Concelho de Nelas, que contempla a Estratégia Ambiental do Concelho para os próximos 10 anos relativamente à cobertura de todas as freguesias por ETAR’s, abastecimento de água e aproveitamento dos rios Dão e Mondego e também no que respeita à Protecção Civil com o alargamento e limpeza de caminhos florestais, percursos pedestres e ciclovia. Esta apresentação é seguida do Lançamento da 1ª Pedra da Construção da 3ª ETAR de Nelas que será construída no Chão do Pisco, num investimento de 4.3 milhões de euros sendo financiado por fundos comunitários em 85%. Esta ETAR vai servir a população da Freguesia de Nelas (Algeraz, Nelas e Folhadal) e também as empresas instaladas e que se pretendam instalar nas zonas industriais Norte e Chão do Pisco, tratando assim uma população equivalente a 14.600 pessoas, sendo que os efluentes provenientes das zonas industriais são um equivalente a 8.000 domésticos. A construção, quer da ETAR, quer das estações elevatórias que a vão servir, vai acontecer durante este ano e o próximo, prevendo-se a entrada em funcionamento em Abril de 2017. Com a construção desta infra-estrutura o Concelho de Nelas passará a ter uma atractividade suplementar ambientalmente sustentável para pessoas e empresas, passando a existir condições para uma qualidade de vida na vanguarda do que se verifica em termos regionais e nacionais.

O programa de 24 de Junho continua com o arranque do Ciclo de Conferências “Nelas por Vocação: 10 Conferências, 10 Convidados”, cujo primeiro convidado é o realizador e cineasta António-Pedro Vasconcelos que pelas 18h00, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, fará uma reflexão da sua vida, carreira, hábitos, anseios e filmografia. O dia culmina com a actuação do grupo Diabo na Cruz que sobem ao palco do Largo do Município pelas 21h00, prometendo muita animação.

No sábado 25, pelas 17h00, no Cine-Teatro Municipal de Nelas, a festa continua com a produção Nós Já Somos Gente, Pa! pela Contracanto Associação Cultural, espectáculo repleto de música, dança, canto e representação que marca o final de ano lectivo dos alunos das classes Contracantinho e de Ballet. Pelas 21h30, os foliões vão ter mais uma vez a oportunidade de “celebrar o Entrudo” com o Carnaval de Verão. Num evento que promete trazer muita alegria às ruas da Vila de Nelas, as associações do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo saem à rua, pelas 21h30, para desfilar e espalhar cor, magia e boa disposição.

O último Santo Popular, São Pedro celebra-se dia 28, pelas 21h30, com o habitual desfile e dança da Marcha do Cimo do Povo e participação da Marcha do Bairro da Igreja, terminando com a tradicional sardinhada e caldo verde na sede do Cimo do Povo.

No dia 30 de Junho, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, realiza-se na Mata das Alminhas o 3º Encontro das IPSS’S do Concelho, iniciativa que reúne os utentes provenientes do Lar de São Miguel de Nelas, Centro de Dia do Folhadal, Fundação Lopes da Fonseca da Lapa do Lobo, Santa Casa da Misericórdia de Santar, Centro de Dia de Vilar Seco, Lar Residencial São Domingos de Algeraz e Lar de Idosos Padre São Domingos de Canas de Senhorim. Para o período da tarde está agendada a Festa Final de Ano Lectivo da Universidade Sénior que conta com uma mostra de produtos elaboradas pelos alunos, actuações do Coro e do Grupo de Teatro da Universidade, Animação Musical e com a primeira transmissão da Rádio da Universidade Sénior.

 

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub