Nelas – “Elos de Leitura”

por Rua Direita | 2016.04.08 - 08:26

 
 

 

 

De 11 a 17 de abril os livros e a leitura vão marcar presença no Município e instituições de Nelas através da Festa Literária “Elos de Leitura”, uma iniciativa que aposta no reforço dos hábitos de leitura com diversas atividades para a comunidade e público escolar, desde espetáculos, encontros com autores, exposições, oficinas, debates, feiras do livro, montras literárias e leituras pelos espaços públicos do Concelho.

 

Nas atividades abertas para a comunidade, destaque para a iniciativa LEIA À BOLEIA na carrinha da Fundação Lapa do Lobo (de 11 a 15 de abril), LEITORES DE FRAQUE pelas freguesias do Concelho (de 11 a 15 e abril), TRILHOS DE LEITURA pelas ruas de Nelas e Canas de Senhorim (dias 11 e 13 de abril), LEITURAS IMPROVISADAS nos espaços públicos de Canas de Senhorim (13 de abril), ZÉN LEITURAS na Biblioteca Municipal de Nelas (14 de abril) e para um público mais pequenino a OFICINA DE LIVROS PARA BEBÉS orientada pela artesã Lia Alvadia (16 de abril).

O Festival Literário conta ainda com vários espetáculos teatrais de entre os quais a performance do TEATRO HÁBITOS na Escola 2.3/ Secundária de Canas de Senhorim (14 de abril), o AUTO DA BARCA DO INFERNO no Cineteatro Municipal (15 de abril), o espetáculo M DE POESIA na Biblioteca Municipal de Nelas (16 de abril) e a sessão de cinema com a exibição do filme OS MAIAS no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas (17 de abril).

Porque falar de livros e de literatura é também falar de ilustradores, vão estar expostas na Biblioteca Municipal de Nelas as ILUSTRAÇÕES DE MARIA KEIL DO AMARAL (a partir de dia 11 de abril) e o ILUSTRADOR RUI CASTRO vem ao Auditório do Edifício Multiusos (12 de abril) para falar da sua profissão e da importância dos desenhos na literatura.

“Elos de Leitura” vão ao encontro do conceituado escritor e jornalista MÁRIO ZAMBUJAL (16 de abril) no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas para uma conversa mediada pelo apresentador Pedro Vieira da RTP e Canal Q.

Destaque também para o jantar SABORES LITERÁRIOS na Biblioteca da EB 2.3/ Secundária de Canas de Senhorim (14 de abril), o encontro literário SAIR DA GAVETA na Fundação Lapa do Lobo (14 de abril) e MONTRAS LITERÁRIAS pelos estabelecimentos comerciais do Concelho (de 11 a 17 de abril).

As atividades estendem-se igualmente ao público escolar com um DEBATE COM LIVROS E CHOCOLATE, FAMÍLIAS CONTADORAS DE HISTÓRIAS e FEIRAS DO LIVRO as Escolas do Concelho (11 a 15 de abril), teatro AMÁ-LA COM HISTÓRIAS DA BEIRA (12 de abril), entre outras atividades.

Esta iniciativa resulta da organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Nelas, com o apoio da Câmara Municipal de Nelas, do Agrupamentos de Escolas de Nelas e Canas de Senhorim e da Fundação Lapa do Lobo.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub