Nelas comemorou o Dia Nacional da Criança

por Rua Direita | 2016.06.08 - 09:36

 

 

No âmbito do Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Nelas promoveu de 01 a 06 de Junho, a iniciativa “DIAS DIVERTIDOS” com um vasto programa de atividades para as crianças do Concelho, proporcionando muita animação e momentos divertidos.

O primeiro dia ficou marcado pelas atividades desenvolvidas no Estádio Municipal de Nelas onde cerca de novecentos alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e das Instituições de Ensino Particular e de Solidariedade Social divertiram-se nos insufláveis, num ambiente de muito convívio e diversão, sendo distribuídas pipocas, um pequeno lanche e uma pulseira como recordação deste dia. Presidente

No âmbito desta iniciativa, foi apresentado também o programa “Férias em Ação – Verão 2016” a decorrer entre Julho e Agosto e na qual os alunos que frequentam as escolas do 1º e 2º CEB do Concelho vão poder usufruir de um conjunto diversificado de actividades de âmbito desportivo, cultural, lúdico-expressivo, desenvolvidas nas Piscinas Municipais, Pavilhão Desportivo Municipal e no Centro Escolar com workshops, dança contemporânea, puzzles e jogos, entre outros, contemplando ainda diversos, caminhadas, visitas diversas e atividades exteriores.

Nos dias 02 e 03 de Junho, os Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas foram palco da iniciativa Moche Tour Agarra a Vida, um programa composto por demonstrações de desportos radicais, nomeadamente o Skate, BMX e Patins em Linha, bem como palestras e debates sobre os riscos associados ao consumo de droga.

Na sexta-feira, 03 de Junho, o Cineteatro de Nelas recebeu a Audição de Finalistas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e Nelas no âmbito da disciplina de Música das Atividades de Enriquecimento Curricular, um espetáculo que contou com a participação de cerca de 110 crianças de todas as turmas do quarto ano de escolaridade do Concelho e também do Conservatório de Música de Santa Comba Dão que demonstraram a todos os presentes o trabalho realizado ao longo do ano lectivo, oferecendo ao público momentos musicais, de dança e expressão artística ricos em cor e alegria.

Para os mais pequeninos, a Câmara de Nelas promoveu, sábado, 04 de Junho, na Biblioteca Municipal, a actividade PATATI, PATATA!, espectáculo direccionado aos pais e bebés dos 06 aos 24 e que proporcionaram momentos de cumplicidade em família onde a música, movimento, cor e luz surpreenderam e conduziram os participantes para um mundo de fantasia e de muita ternura.

No domingo, 05 de Junho, a festa começou logo pela manhã, nas Piscinas Municipais Cobertas, com a iniciativa Aprender a Nadar é Giro!, um conjunto de atividades lúdico aquáticas que envolveu dezenas de pais e filhos dos 03 aos 10 anos, e cujo principal objectivo é motivar as crianças para a prática aquática, criando um ambiente de diversão e de cumplicidade entre pais e filhos.

Na Barragem dos Valinhos – Urgeiriça, numa organização dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, realizaram-se diversas atividades radicais, nomeadamente passeios de barco e canoa, ponte himalaia, rappel, slide, demonstração de veículos e insufláveis, para crianças e graúdos.

Dia_Mundial1

No período da tarde, a associação SOS Animais de Nelas, promoveu, na esplanada do Senta Aí, em Nelas, o 1º Desfile Canino e Prémios, tendo como membro do júri o Presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva. Este concurso proporcionou uma salutar tarde de convívio e deu a oportunidade para dezenas de donos exibirem orgulhosamente os seus animais de estimação e ainda arrecadar diversos prémios nas categorias de “O Cão mais bonito”, “O Cão mais simpático”, “O Cão mais educado” e “A Melhor Dupla”, sendo ainda atribuídos prémios a todos os concorrentes.

Para culminar a iniciativa “DIAS DIVERTIDOS”, A Câmara Municipal de Nelas ofereceu, no dia 6 de Junho, aos alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, uma viagem de finalistas ao Oceanário de Lisboa, que proporcionou experiências, emoções e atividades que, no âmbito das ciências da terra e da vida, da literatura, da matemática, da economia do mar e da conservação da natureza, deliciou as cerca de 125 crianças, através de uma enorme variedade de experiências que estimulam o conhecimento deste fantástico mundo marinho. A viagem efectuada de comboio, estação de Nelas/Oriente, promoveu um convívio memorável entre professores, técnicos de educação e alunos.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Nelas continua a reforçar o seu empenho na promoção da educação, uma das suas grandes prioridades, promovendo programas pedagógicos de qualidade que incluam a prática de actividades diversificadas e que permitam a partilha de experiências e momentos de convívio saudável.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub