Nazaré é a cidade convidada no Festival Arco Atlântico

por Rua Direita | 2014.07.26 - 14:20

progestur

 

*Progestur organiza presença portuguesa no certame asturiano, que decorre em Gijón entre 26 de Julho e 3 de Agosto.

Luísa Sobral actua amanhã, em Gijón

 

A Nazaré é a cidade convidada para a edição deste ano do Festival Arco Atlântico, que se realiza na cidade de Gijón, nas Astúrias, a partir deste fim-de-semana. Organizado pelo município espanhol, o evento, que se estende até 3 de agosto, enquadra a tradição e modernidade dos países atlânticos (Espanha, Portugal, França e Irlanda) numa manifestação exemplar sobre a herança cultural e a inovação de cada um dos participantes. Para lá do artesanato, de workshops com artesãos e chefs nacionais, provas vínicas, degustações de produtos, a presença portuguesa passa ainda pela actuação da música e compositora Luísa Sobral, no próximo sábado, e de vários grupos de folclore e etnografia.

Terra de sol e mar, onde a ancestral tradição da faina se liga à descoberta de novos pólos de atracção turística, com o surf na primeira linha, a Nazaré foi a cidade escolhida pela Progestur (Associação para a Promoção, Gestão e Desenvolvimento do Turismo Cultural em Portugal) para representar as cores nacionais neste festival, levando às Astúrias uma mostra do seu património, cultura, tradição e gastronomia.

A promoção da cidade portuguesa contará com showcookings, a partir de produtos regionais, provas de vinhos, e uma degustação de carapau seco e iguarias locais, uma iniciativa da Escola Profissional da Nazaré liderada pelo Chef Sílvio Martins. O Grupo Etnográfico da Nazaré, o Rancho Folclórico Tá-mar e o Duo Musical Abilius serão os responsáveis pela animação nacional das ruas de Gijón.

Hélder Ferreira, presidente da Progestur, considera que a participação portuguesa no festival é uma “montra do que melhor Portugal tem para oferecer em termos turísticos, culturais e gastronómicos, despertando a curiosidade e o interesse pelo nosso País”, frisando que além do município da Nazaré “marcam presença no certame dezenas de empresas portuguesas do ramo turístico e agro-alimentar, que durante nove dias promovem Portugal em termos culturais, económicos e turísticos”.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub